O ex-vereador de Joinville, João Carlos Gonçalves (PMDB), que atuou na Câmara entre 2013 e 2016, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo crime de corrupção. O processo tramitava desde 2016 e ele acabou sendo condenado nas três esferas. Agora, com a decisão do STJ, publicada no processo de origem em 20 de agosto, ele não pode mais recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido mais de uma vez entre 2015 e 2016. João Carlos Gonçalves comercializava a influência que tinha perante a administração pública e, mediante pagamento, prometia interferir em atos oficiais praticados por funcionários públicos de diversos órgãos em nome de empresários. Ele, por exemplo, prometia interferir na concorrência de licitações por meio da sua influência, cita a denúncia.
Ele chegou a ser preso preventivamente durante as investigações em novembro de 2016, mas foi solto pouco tempo depois por conta da revogação do mandado de prisão.
Agora, João Carlos Gonçalves deve cumprir a pena de mais de seis anos de prisão em regime semiaberto. A defesa informou que ele sempre esteve à disposição da Justiça e que deve se apresentar assim que for notificado sobre o julgamento transitado em julgado.
Leia também
Governo de SC se reúne com Embraer para discutir setor aeroespacial
Continua depois da publicidade
Ministro de Lula é afastado do partido por “desobediência”
Governador pede desculpa por brincadeira com casos de intoxicação por metanol: “Errei”




