nsc
nsc

Decoração

Feng Shui: saiba como aplicar em casa

Confira uma série de dicas para harmonizar as energias dos ambientes

29/01/2022 - 14h00

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Saiba como aplicar o Feng Shui em casa
Saiba como aplicar o Feng Shui em casa
(Foto: )

A decoração é uma importante ferramenta para deixar os ambientes mais bonitos. Porém, ela não se resume somente a estética. É também capaz de interferir diretamente na qualidade de vida do morador. Nesse sentido, as técnicas de Feng Shui são grandes aliadas, pois buscam encontrar equilíbrio de energia entre ambientes e pessoas.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A ciência milenar chinesa pode ser aplicada em qualquer ambiente de uma casa. Mas, cada espaço requer cuidados especiais, para que a harmonização seja feita da maneira correta. Confira algumas sugestões!

Entrada da casa

A entrada da casa é um espaço que recebe bastante atenção na técnica Feng Shui. Segundo Adriana Di Lima, consultora e professora de Feng Shui, é um local por onde as pessoas levam energia para dentro do imóvel. Portanto, é importante deixá-la sempre com aspecto receptivo, pois assim a energia que entra é recebida de forma acolhedora.

Entrada da casa
Entrada da casa
(Foto: )

“É importante evitar espelhos em frente à porta do hall da entrada da casa, pois, segundo os princípios do Feng Shui, o reflexo pode expulsar a boa sorte”, acrescenta Victor Moraes, diretor executivo da BR Work – Obras e Facilities. Para ele, uma boa iluminação também é fundamental para deixar o ambiente aconchegante.

> Decoração: veja como escolher as cores para as paredes

Quarto

O quarto é outro ambiente da casa que merece bastante atenção e cuidado. Afinal, ele é um dos locais mais frequentados e que precisa oferecer bem-estar, conforto e tranquilidade.

Quarto aconchegante
Quarto aconchegante
(Foto: )

A cama é o principal elemento desse cômodo. Por isso, Adriana Di Lima sugere que tenha uma cabeceira, para oferecer uma energia estabilizadora. Além disso, se possível, é essencial que ela não seja colocada em paredes que tenham janelas.

Outra dica da consultora e professora de Feng Shui é manter a porta do banheiro fechada, no caso de suíte, e evitar aparelhos eletroeletrônicos próximos de você enquanto dorme. “Dessa forma, você tem uma condição mais saudável enquanto está descansando na sua noite de sono”, justifica.

> Veja as sensações proporcionadas pelas cores na decoração

Banheiro

Banheiro
Banheiro
(Foto: )

Segundo o Feng Shui, o banheiro pode ser responsável por drenar as energias boas da casa. Logo, Adriana Di Lima recomenda manter a tampa do vaso e ralos sempre fechados para evitar o desperdício de energia. Além disso, é necessário que a parte hidráulica e de iluminação estejam funcionando perfeitamente.

Cozinha

A cozinha é um ambiente que, de acordo com a consultora e professora de Feng Shui, tem relação com prosperidade e manutenção da vida. Sendo assim, é fundamental que esteja sempre limpa e organizada.

“A cozinha é onde você prepara o seu alimento tanto do corpo quanto da alma, pois aquilo que você se propõe a se alimentar é aquilo que vai manter sua saúde e deixá-lo o mais saudável possível”, aponta a profissional. Logo, a sugestão é sempre deixar à mostra alimentos saudáveis e frescos.

Cozinha
Cozinha
(Foto: )

Nesse ambiente, também é recomendado que a geladeira e o fogão não fiquem tão próximos, pois um oferece a energia da água e o outro, do fogo. Além disso, deve-se evitar o desperdício de água e alimentos e manter, se possível, o lixo fora da cozinha.

> Descubra como encontrar o seu estilo de decoração

Sala de estar

A sala é um ambiente para receber visitas, mas também para o morador descansar e ter momentos de entretenimento. Por isso, Adriana Di Lima, consultora e professora de Feng Shui, explica que esse espaço deve ser acolhedor.

Sala de estar
Sala de estar
(Foto: )

O sofá, por sua vez, é indicado colocá-lo em uma parede que não tenha janelas atrás, pois oferece mais estabilidade para quem está sentado. “É importante também que ele não esteja de costas para a porta de entrada”, acrescenta a profissional. Ademais, deve haver equilíbrio entre iluminação, cores e tamanho dos móveis, para que a energia no ambiente possa circular da melhor maneira.

*Por Laleska Diniz

Leia também

Veja como inserir o conceito hygge na decoração

Entenda a relação entre espaço e psicologia

Decoração escandinava: conheça essa tendência

Colunistas