nsc
nsc

Decoração

Veja as sensações proporcionadas pelas cores na decoração

As tonalidades nas paredes dos ambientes também impactam nas suas emoções

19/01/2022 - 12h50

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Cores influenciam as sensações
Cores influenciam as sensações
(Foto: )

Assim como móveis e outros objetos, as cores das paredes são importantes para compor a decoração de uma casa. Os tons de cada ambiente dizem muito sobre a personalidade e o estilo do morador, além de transmitirem variadas sensações.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Segundo a psicologia das cores, o cérebro humano consegue identificar cores e transformá-las em emoções, sentimentos e desejos. Para Luciane Mota, designer de interiores, as cores das paredes também podem despertar sensações. “Elas impactam, muitas vezes, de forma inconsciente e, nos ambientes, podem nos trazer sensações até subjetivas”, explica.

Por causa disso, conforme esclarece Ana Cristina Gomes, responsável pelo sistema tintométrico da Futura Tintas, é recomendado pintar e decorar a casa de maneira acolhedora e harmônica. “A cor também se destaca como geradora de conforto e saúde”, esclarece.

> Decoração: veja como escolher as cores para as paredes

Confira os significados das cores, em quais ambientes utilizá-las e dicas para harmonizá-las com outros tons.

Amarelo

Segundo Ana Cristina Gomes, o amarelo desperta a criatividade. É uma cor muito indicada para quarto infantil (sem muitos exageros) e ambientes de escritório, pois simboliza leveza e otimismo. Ele harmoniza bem com azul, verde, cinza e marrom. Luciane Mota acrescenta que o amarelo é um tom de alerta. “Desta forma, não aconselho usar em ambientes onde se espera ter relaxamento”, afirma.

Sala de visita laranja
Sala de visita laranja
(Foto: )

Laranja

O laranja é uma cor acolhedora e que inspira entusiasmo, gentileza e otimismo. A cor é indicada para sala de visita e de TV. “Para usar no ambiente de trabalho, é ótima para locais de reuniões, pois desperta a atenção e espanta a preguiça”, sugere Ana Cristina Gomes. O laranja harmoniza bem com cores neutras: marrons, beges e cinzas.

> Decoração escandinava: conheça essa tendência

Branco

O branco, de acordo com Ana Cristina Gomes, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. A cor sugere pureza e cria impressão de luminosidade, além de transmitir ideia de frescor e calma. É indicado para ambientes hospitalares e pequenos, pois transmite sensação de amplitude. É um tom neutro e harmoniza bem com qualquer cor.

Lavanda

A cor lavanda transmite tranquilidade. Segundo Ana Cristina Gomes, indicada para o quarto, principalmente se a pessoa é mais agitada, pois é um tom que acalma. Também é indicada para lavabos e para deixar o ambiente mais clássico. Harmoniza bem com tons de roxo, rosa e azul.

Rosa

“Cor que simboliza o romantismo e a pureza, por isso, é muito usada em ambientes infantis”, esclarece Luciane Mota. Segundo a designer de interiores, o rosa é um tom que harmoniza muito bem com verde e azul em tons pastéis.

> Descubra como encontrar o seu estilo de decoração

Quarto azul
Quarto azul
(Foto: )

Azul

O azul é uma cor relacionada ao elemento água e faz lembrar a natureza. Além disso, é um tom que transmite tranquilidade, segurança e descanso. “Indicado para quartos, principalmente se a pessoa é mais agitada, pois acalma a mente, reduzindo a pressão arterial”, diz Ana Cristina Gomes. Essa cor harmoniza com tons lilás, amarelo, bege e cinza.

Preto

O preto é uma cor que inspira elegância e sofisticação. Além disso, representa poder, formalidade e seriedade no ambiente de trabalho. “Muitas vezes, se usada em demasia, por ser escura, pode deixar o ambiente fechado demais ou trazer tristeza”, afirma Luciane Mota. Assim como o branco, é também uma cor neutra e harmoniza com qualquer cor.

Verde

O verde é outra cor que remete à natureza. Além de estimular a tranquilidade, ele traz a sensação de esperança, saúde, liberdade e vitalidade. Segundo Ana Cristina Gomes, é um tom bastante indicado para o quarto, pois transmite calma e tranquilidade. Além disso, ele harmoniza com as cores bege, cinza e marrom.

> Como decorar e criar uma adega em casa para guardar os vinhos

Vermelho

O vermelho é uma cor que inspira paixão e sentimento. Para Ana Cristina Gomes, responsável pelo sistema tintométrico da Futura Tintas, esse tom pode ser utilizado no ambiente de trabalho, desde que, com bom senso, pois representa liderança, entusiasmo e presença de energia. Ele harmoniza bem com tons de cinza ou branco.

*Por Laleska Diniz

Leia também

Entenda a relação entre espaço e psicologia

Confira 5 tendências da arquitetura que aliam beleza e sustentabilidade

Quais tecidos e materiais são utilizados na decoração de ambientes externos

Colunistas