nsc
    dc

    Pandemia

    Feriado tem aglomeração em praias e casas noturnas da Grande Florianópolis

    Faixas de areia e estabelecimentos de SC tiveram alta movimentação com festas durante o fim de semana de folga prolongada

    12/10/2020 - 14h05 - Atualizada em: 13/10/2020 - 07h07

    Compartilhe

    Jean
    Por Jean Laurindo
    Registros de festas em locais com alta ocupação de pessoas foram feitos por frequentadores nas redes sociais
    Registros de festas em locais com alta ocupação de pessoas foram feitos por frequentadores nas redes sociais
    (Foto: )

    O fim de semana com feriado prolongado foi marcado por festas e aglomerações no Litoral de Santa Catarina. Além da Praia do Rosa, em Imbituba, onde houve registros de orla lotada e desrespeito a medidas contra o coronavírus como o distanciamento e o uso de máscaras, as faixas de areia também receberam grande número de banhistas em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú.

    > Dagmara Spautz: decretos estaduais morreram na praia em SC

    Mas foi durante a noite que ocorreu boa parte das aglomerações. Imagens publicadas nas redes sociais por frequentadores mostraram festas com grande número de pessoas em casas noturnas da Grande Florianópolis.

    > SC tem uma única morte por coronavírus confirmada nas últimas 24h e 795 novos casos

    Nesses registros é possível ver festas lotadas em clubes de praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Em Palhoça, um estabelecimento que também funciona como restaurante promoveu uma balada com DJ.

    Na sexta-feira, prefeitura e Polícia Militar encerraram uma festa em uma casa de luxo de Jurerê Internacional. O organizador precisou assinar um termo circunstanciado e terá de pagar uma multa. Na Praia do Rosa, as ruas do centro também ficaram cheias de jovens durante a noite, muitos sem usar máscara e nem cumpriar o distanciamento.

    Estabelecimentos de Florianópolis e Palhoça também tiveram registros de festas com público nas redes sociais
    Estabelecimentos de Florianópolis e Palhoça também tiveram registros de festas com público nas redes sociais
    (Foto: )

    PM diz que fiscalização ocorre na medida das possiblidades dos casos

    A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) informou em nota que de fato foi constatada aglomeração de pessoas nas praias, restaurantes e casas noturnas, e que a fiscalização “foi realizada na medida das possibilidades das demandas ocorridas durante o feriado”.

    A PM afirma ainda que os atendimentos às denúncias estão sendo feitos com apoio de outros órgãos estaduais e municipais envolvidos na prevenção da Covid-19 e que pede a ajuda dos catarinenses para que respeitem as medidas de proteção contra a doença.

    O secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, em entrevista à NSC TV, diz que o descumprimento das medidas protetivas pelos jovens preocupa e pediu que as pessoas mantenham os hábitos de prevenção, evitando aglomerações e utilizando máscara.

    – Precisamos ter instinto mais coletivo e lembrar que todos esses jovens voltam para casa – afirmou.

    Pelas regras atuais em vigor na Capital, é permitida a prática de atividade física nas praias, desde que respeitado o distanciamento e o uso de máscaras, mas não é possível permaner na faixa de areia. Já em estabelecimentos como bares e restaurantes, só é permitido o consumo de alimentos e bebidas por pessoas sentadas.

    festas
    Feriado tem aglomeração em praias e casas noturnas da Grande Florianópolis
    (Foto: )

    Até este domingo, SC tinha 2.917 mortes por causa da covid-19 e mais de 227 mil casos confirmados desde o início da pandemia.

    Contrapontos

    Estabelecimentos que tiveram imagens de frequentadores divulgadas afirmaram cumprir as normas sanitárias. O Acqua Jurerê Internacional respondeu em nota enviada à reportagem da NSC TV que “segue rigorosamente todas as recomendações do governo, respeitando todas as medidas de segurança” e que “casos pontuais de excessos de alguns clientes foram controlados de imediato”.

    O Cafe De La Musique Jurerê Internacional também emitiu nota à NSC TV afirmando que abriu no último sábado (10) e domingo (11) em “formato brunch/restaurante”. O estabelecimento afirma que operou com pouco menos que 40% da capacidade, dentro do que está permitido, e que não foi liberada entrada de ninguém sem reserva de mesas, tampouco houve venda de ingressos.

    Feriado tem aglomeração em praias e casas noturnas da Grande Florianópolis
    Feriado tem aglomeração em praias e casas noturnas da Grande Florianópolis
    (Foto: )

    “Nos cercamos de todas as medidas exigidas: distribuição de máscaras para todos os clientes ao entrar, aferição de temperatura, uso de máscaras por toda a equipe, álcool em gel por toda a parte e divisor de acrílico entre as mesas (piscinas) do deck e bangalôs, talheres e itens do restaurante higienizados e embalados individualmente”, diz um trecho da nota. O local sustenta ainda que a cabine de DJ estava cercada por placas de acrílico, com acesso controlado e que os seguranças solicitaram aos clientes que permanecessem em suas mesas, “minimizando a circulação e aglomeração”.

    A Mansão, de Palhoça, afirmou à NSC TV que segue todas as normas do decreto municipal de Palhoça, que permite operar com 50% da capacidade de público. “Além disso, estamos aferindo a temperatura de todos, oferecemos álcool na entrada e em todas as mesas, além de todos os clientes entrarem de máscara e serem orientados sobre os protocolos de higiene na recepção”, ressaltou o estabelecimento, em nota. (Com informações da NSC TV)

    > Estado tem prazo para se manifestar à justiça sobre volta às aulas em SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas