
Adeus, Série B
Furacão vai disputar a terceira divisão nacional pela primeira vez neste século, no ano do centenário do clube
Após três anos se livrando de ser rebaixado, desta vez não houve escapatória: o Figueirense caiu para a Série C justamente no ano de seu centenário - divisão do futebol brasileiro que não disputava desde 1999. A queda se confirmou após o Vitória derrotar o Botafogo-SP por 1 a 0, no Barradão, em Salvador, na noite desta terça-feira (26).. O gol foi contra, do zagueiro Robson, aos 14 minutos do segundo tempo.
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Com 39 pontos, na 17ª posição, o Figueirense não tem mais chances matermáticas de sair do Z-4, ainda com um jogo a cumprir na Série B. Também nesta terça, pela 37ª rodada, o Paraná perdeu por 1 a 0 para o Oeste, na Arena Barueri, e se juntou ao grupo do descenso. Os quatro clubes rebaixados já foram definidos - Oeste e Botafogo-SP já não tinham chances de permanência.
Ao longo da temporada, o Figueirense ficou distante das glórias, tão comuns em seus quase 100 anos de história. No Campeonato Catarinense, que ficou interrompido por meses devido ao coronavírus, a eliminação nas quartas-de-final ocorreu em plano Scarpelli, com um 4 a 1 aplicado pelo Juventus, que tinha Jorginho como técnico.
> Roberto Alves: Sacramentada a situação do Figueirense, que vai disputar a Série C em 2021
No comando da equipe desde o Estadual, Márcio Coelho foi demitido depois da eliminação na Copa do Brasil, com derrota por 3 a 0 para o Fluminense, no fim de agosto. O nome para substitui-lo sequer ficou três meses: Elano saiu com o Furacão no Z-4. Durante esse período, torcedores chegaram a invadir um treino e agredir jogadores e integrantes da comissão técnica.
Com Jorginho como técnico, o clube chegou a sair do Z-4, mas três derrotas nas últimas quatro partidas derrubaram o clube na classificação. Após o 2 a 1 para o Juventude, a dependência por uma combinação de resultados nem alcançou a rodada final, e o torcedor do Figueira verá o time pela primeira vez na Série C neste século.
> Figueirense renova com o técnico Jorginho para a temporada 2021
Ainda a respeito da Série B, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o horário de três partidas da última rodada, que não representam mudanças na luta por título, acesso ou rebaixamento. As outras sete partidas foram mantidas para as 21h30. A data segue a mesma, a próxima sexta-feira (29).
- Sexta-feira (29/01/2021), às 21h30
17h - Sampaio Corrêa x Oeste - Castelão
19h15 - CRB x Cuiabá - Rei Pelé
19h15 - Botafogo-SP x Operário - Santa Cruz
21h30 - América-MG x Avaí - Independência
21h30 - Figueirense x Ponte Preta - Orlando Scarpelli
21h30 - Chapecoense x Confiança - Arena Condá
21h30 - Náutico x CSA - Aflitos
21h30 - Brasil de Pelotas x Vitória - Bento Freitas
21h30 - Guarani x Juventude - Brinco de Ouro
21h30 - Paraná x Cruzeiro - Durival Britto