O empresário Celso Rodrigo de Mello, filho do garimpeiro Rodrigo Cataratas, foi preso neste sábado (13) por suspeita de ajudar na fuga de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A informação foi divulgada pela assessoria da família e confirmada pela Polícia Federal à GloboNews.
Continua depois da publicidade
De acordo com o jornal, a prisão ocorreu em Manaus, capital de Amazonas, após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. Celso teria auxiliado na logística e no financiamento da fuga de Ramagem ao exterior.
Veja fotos
Fuga de Ramagem
Ramagem teria viajado de avião para Boa Vista, em Roraima, e ido até a fronteira de carro. De lá, ele seguiu para outro país. Agora, a Polícia Federal investiga se o político teria saído pela fronteira com a Venezuela ou com a Guiana com um carro alugado em Roraima, de acordo com a TV Globo.
No momento, ele se encontra em Miami, nos Estados Unidos, com a família. Nas redes sociais, ele afirma que “sofre perseguição” e que fugiu para o país americano por segurança. Com o decreto de trânsito em julgado, Ramagem é considera oficialmente como foragido.
Moraes determinou que o nome de Ramagem fosse incluído no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões (BNMP), que consolida informações cruciais sobre pessoas presas, procuradas pela Justiça e submetidas a medidas penais, e determinou que a Polícia Federal adote as medidas necessárias para levá-lo à prisão.
Continua depois da publicidade
Entenda investigação contra Ramagem
Alexandre Ramagem é deputado federal pelo PL no Rio de Janeiro e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e está foragido nos Estados Unidos.
Ramagem deve ter o mandato na Câmara dos Deputados cassado, de acordo com uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. A perda de mandato faz parte da condenação.
No julgamento, os ministros entenderam que Ramagem usou a estrutura da Abin para vigiar adversários políticos. Isso porque ele foi diretor do órgão na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, Ramagem ajudou Bolsonaro nos ataques ao sistema eleitoral, de acordo com os ministros.
Confira a nota da família na íntegra
“A assessoria de Rodrigo Cataratas esclarece que, neste sábado (13), a Polícia Federal cumpriu, em Manaus (AM), mandado de prisão contra Celso Rodrigo de Mello, filho de Rodrigo Cataratas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de investigação relacionada à apuração sobre a suposta fuga do deputado federal Alexandre Ramagem.
Continua depois da publicidade
O caso tramita em sigilo, não há sentença definitiva, e a defesa de Celso já informou que ele é inocente e que a decisão está sendo recorrida.
A assessoria reforça a importância do respeito ao devido processo legal e à presunção de inocência, destacando que qualquer conclusão antecipada não condiz com os fatos.
No momento, não haverá novos pronunciamentos. Eventuais atualizações serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais.
Deus no comando. Fé, trabalho e resistência.”




