Após a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), a prefeitura de Florianópolis decretou luto oficial por três dias. O pontífice ficou internado por 38 dias e ainda se recuperava de uma pneumonia dupla. A morte foi confirmada às 2h37min no horário de Brasília, e divulgada pelo Vaticano.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em nota, o município reconheceu a atuação do papa latino-americano em prol das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis, dialogando com as diferentes religiões.
A prefeitura ainda informou que o decreto de luto será publicado nesta segunda-feira, em edição especial do Diário Oficial do Município.
Fotos antigas mostram trajetória de papa Francisco desde a infância
Continua depois da publicidade
Problemas de saúde do papa Francisco
A saúde do papa Francisco entrou em pauta quando, nos últimos anos, o pontífice precisou enfrentar diversos problemas, como dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.
Em 2023, Francisco, que teve uma parte de um dos pulmões removida na juventude, ficou hospitalizado durante três dias devido a uma bronquite, tratada com antibióticos. No início deste mês, Francisco disse a fiéis durante uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite.
le foi internado no dia 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória. No dia 17, o Vaticano informou que o papa estava com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e que sua situação clínica era “complexa”. Já no dia 18, ele foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral.
Nos dias seguintes, a situação era crítica, mas estável, e os médicos afirmaram que o papa Francisco “não estava fora de perigo”. Ele não apresentava febre e seguia com suas atividades. Já no sábado (22), Francisco teve crise respiratória asmática prolongada e precisou de uma transfusão de sangue após uma trombocitopenia associada à anemia ser identificada.
Continua depois da publicidade
No domingo (20), o papa Francisco havia participado da missa de Páscoa na praça São Pedro, no Vaticano. Como ainda estava se recuperando, ele não fez o sermão, mas falou brevemente aos fiéis:
— Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo, nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria.
Leia também
“A beleza da vida nos pequenos gestos de amor”: qual foi a última mensagem do papa Francisco
Morte de Papa Francisco deixa vácuo conciliador em época de conflitos mundiais
Papa Francisco cobrou ações contra a pobreza e a tragédia climática no mundo
Papa Francisco era fanático por futebol e deu sorte ao time do coração
 
				 
                                    