nsc
nsc

AZ FLORIPA

Florianópolis ganha escola que usa tecnologia para ajudar aluno a estudar melhor e aproveitar o tempo livre

Com metodologia inovadora e aplicativo próprio, escola propõe melhor organização do tempo para aumentar a produtividade e reduzir o estresse de estudantes

04/10/2021 - 21h00

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Rafael Visolli é coordenador do Colégio e Curso AZ Florianópolis
Rafael Visolli é coordenador do Colégio e Curso AZ Florianópolis
(Foto: )

O Ensino Médio é um divisor de águas na vida de qualquer adolescente. Um período de descobertas, de conquistas de liberdade, mas também de maior responsabilidade, principalmente pela proximidade do vestibular e da perspectiva de ter que tomar uma decisão que pode impactar diretamente no seu futuro.

Se, por um lado, essa combinação é responsável pelo desenvolvimento da maturidade e por momentos de muita alegria, por outro, pode causar ansiedade e estresse. E a escola, assim como a família, é um importante agente de apoio para esses jovens, e deve apontar caminhos e oferecer ferramentas que melhorem a qualidade de vida dos estudantes, otimizando a rotina de estudos e preservando o tempo para o lazer e outras atividades sem prejudicar o aprendizado.

> Colégio utiliza banco de dados para transformar o jeito de estudar; confira

Essa é uma das principais propostas – e um dos grandes diferenciais – do Colégio e Curso AZ, que recentemente abriu sua primeira unidade em Santa Catarina, no Centro de Florianópolis.

Especializado em Ensino Médio e com uma visão inovadora sobre educação e preparação para o vestibular, o Colégio e Curso AZ tem na tecnologia uma importante aliada no processo de ensino e aprendizagem.

Ferramentas tecnológicas tornam o aprendizado mais dinâmico e melhoram o rendimento nos estudos

Aplicativos, jogos, vídeos... todos os dias somos bombardeados por dezenas e até centenas de conteúdos em diversos formatos e numa velocidade cada vez maior. É inegável a atração que tudo isso provoca, principalmente nos adolescentes, que fazem parte de uma geração que já nasceu imersa em tecnologia, usuários nativos dessas ferramentas.

Por essa razão, não faz mais sentido que a escola “brigue” com a tecnologia e tente manter somente os livros e a lousa como materiais didáticos. Sabendo disso, o Colégio e Curso AZ traz para Santa Catarina sua didática pioneira, que tem na tecnologia um pilar fundamental para a organização dos estudantes, garantir o atendimento mais próximo e pessoal de cada aluno e criar um ambiente escolar estimulante e criativo.

> Método de estudo inspirado na engenharia foca na correção pontual de falhas para melhor aprendizado

O AZ desenvolveu um aplicativo próprio do colégio, um ambiente virtual onde os alunos podem acessar videoaulas, textos e listas de exercícios de forma rápida e amigável. Todas as atividades desenvolvidas nas aulas e o desempenho individual de cada estudante estão ao alcance de um clique, podendo ser acessados por smartphone ou pelo computador.

— O aplicativo ajuda o estudante a identificar disciplinas em que ele precisa ter mais atenção e se dedicar mais. As informações de desempenho indicam quais conteúdos ou quais matérias devem ser revisadas, assim, é possível ajustar o plano de estudos e concentrar mais fortemente nesses pontos — explica o educador Rafael Visolli, coordenador do Colégio e Curso AZ Florianópolis.

Ele explica que o importante é usar as informações como auxílio para direcionar esforços e ganhar eficiência no estudo.

Os dados gerados e disponibilizados pela ferramenta também facilitam o monitoramento feito pelos professores.

> Super App AZ: conheça o aplicativo que transforma a experiência de aprendizado

— Os dados são cada vez mais importantes em diferentes áreas, e na educação não é diferente. Ao acompanhar de perto o aluno, percebemos de forma rápida quem está com alguma dificuldade e agimos de imediato. O erro ou a dificuldade devem ser vistos como oportunidades de aprendizado — pontua Visolli.

Além da plataforma exclusiva, o AZ também oferece conteúdo em formato de áudio no seu podcast.

De olho nas mudanças de comportamento e hábitos dos jovens, a escola também vai oferecer disciplinas focadas no desenvolvimento de competências para o futuro, conforme a lei do Novo Ensino Médio que passa a ser obrigatório em 2022.

Em aulas específicas, os estudantes poderão aprender como criar a própria startup, qual a melhor maneira de administrar as finanças pessoais ou se preparar para exercerem a cidadania plenamente. Entre os diferenciais, destaca-se, ainda, a preparação específica para alunos que pretendem cursar uma faculdade em outro país, ter uma experiência internacional ou apenas entender melhor a realidade de outras nações.

Aplicativo é a ponta do iceberg da metodologia oferecida pelo Colégio AZ

Embora o aplicativo e a tecnologia sejam as faces mais visíveis das inovações do Colégio e Curso AZ, toda a metodologia da escola foi especialmente desenvolvida para melhorar a performance dos estudantes. Para isso, todo o conteúdo das disciplinas foi dividido em capítulos distribuídos ao longo do ano, com data para começar e terminar.

— Logo no início do ano, o estudante já sabe quando terá um determinado conteúdo. Isso simplifica a organização dos estudos e facilita o trabalho do professor, que atua dentro de um cronograma definido anteriormente. Ao seguir um planejamento adequado, o aluno estuda de maneira mais eficiente e a aprendizagem mais efetiva. Podemos dizer que assim se estuda melhor — afirma o coordenador do Colégio AZ de Florianópolis.

Além da preparação para o Enem e para os principais vestibulares do Brasil, os pilares de formação compreendem, também, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nesse sentido, o AZ se baseia nos pilares da formação indicados pela UNESCO – aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e ter visão sustentável –, para organizar sua nossa proposta pedagógica.

Sobre o Colégio e Curso AZ

Fundada em 2006, a instituição de ensino AZ sempre se destacou na preparação para o vestibular. Desde o início, o propósito do AZ foi o de aliar o ensino de qualidade – mirando os processos seletivos das principais universidades do país – a um atendimento mais individualizado, a fim de garantir um aprendizado mais efetivo. O Colégio conta, hoje, com sete unidades no Rio de Janeiro e abriu, recentemente, a primeira unidade em Santa Catarina.

Saiba mais sobre AZ Floripa, o novo colégio da Ilha!

Leia também

Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009

Como o desenho a mão ajuda no desenvolvimento cognitivo infantil

Colunistas