No último adeus a Marco Tebaldi nesta segunda-feira (14), familiares, amigos, representantes do Executivo e do Legislativo e cidadãos de Joinville prestam homenagens e ajudam a quebrar o silêncio no Centreventos Cau Hansen compartilhando as histórias de vida e as contribuições do ex-prefeito à cidade. Morto neste domingo (13) em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas, Tebaldi deixa exemplos construídos ao longo de 61 anos, mais da metade dedicados ao serviço público.

Continua depois da publicidade

O saudosismo, em especial, vem das lembranças do filho Marco Antônio Tebaldi Filho, que aponta trabalho e força as grandes lições de seu pai dentro de casa. A primeira, por ter ensinado a ele que é através do trabalho que se cria a dignidade de um homem. A força, segundo o filho, por ter demonstrado e ressaltado a crença de sempre acreditar e não perder as esperanças diante de situações difíceis, como a que ele enfrentava há cerca de dois anos.

— Até o último momento ele estava acreditando e tinha fé, esperança. Ele não desistiu (de lutar) e foi guerreiro até o final da doença. Outra coisa que ele deixou muito forte é acreditar que “tudo o que acontece na nossa vida, acontece para melhor”, ou seja, hoje pode acontecer algo que não gostaríamos, mas que com o tempo traz ensinamento e uma oportunidade de valor que fará diferença mais a frente — lembra o filho.

Das qualidades, Marco Antônio aponta honestidade e respeito como marcas de Tebaldi.

— Uma vez, ele sentou-se à mesa e reforçou três coisas: verdade, respeito e honestidade. Acho que essa firmeza de caráter, de ser correto, de assumir a verdade e ir atrás dela era uma das maiores virtudes dele.

Continua depois da publicidade

Em vida pública, das grandes obras que Marco Tebaldi ajudou a construir, uma era seu orgulho, conforme o filho do ex-prefeito. Trata-se do projeto no mangue de Joinville, que o tornou conhecido e o impulsionou para a carreira política.

— Ele deu casa para mais de 10 mil pessoas. Não foram uma, duas, três, mas tirar as pessoas das palafitas. E, se hoje em dia a gente poderia dizer que Joinville não tem favelas, é justamente por causa desse projeto que ele teve e que até foi condecorado no Eco-92. Essa foi a origem do trabalho dele como servidor e é o maior orgulho dele — acredita o filho.

Homenagens

Homenagens à Marco Tebaldi
Homenagens à Marco Tebaldi (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Em meio a orações, despedidas e abraços na família de Tebaldi, muitos aproveitaram o momento de luto para prestar homenagens. Em respeito à ocasião, o prefeito de Joinville Udo Döhler esteve no Centreventos e, diante do caixão, estendeu a bandeira do município. Mais tarde, também como demonstração de carinho, dirigentes e ex-atletas do Joinville Esporte Clube colocaram uma bandeira do JEC sobre o caixão.

De acordo com o amigo e ex-companheiro de trabalho de Marco Tebaldi no clube, o superintendente do JEC, Osni Fontan, destacou que Marco foi um grande torcedor e também um incentivador da Arena Joinville, pois ele, junto de Luiz Henrique da Silveira, ajudou a construir o estádio. Além disso, Tebaldi foi presidente do conselho deliberativo do clube e mantinha contato com os veteranos da equipe.

Continua depois da publicidade

— Para nós, era uma grande satisfação tê-lo como amigo. Infelizmente, o câncer é uma doença terrível, a gente lamenta muito, é uma perda importante para a política e também para o esporte de Joinville. Por isso, conversamos no JEC e decidimos fazer essa homenagem, porque realmente ele é merecedor — justificou.

Sepultamento

O ex-prefeito de Joinville Marco Tebaldi será sepultado em Joinville na tarde desta segunda-feira. O velório ocorre no Centreventos Cau Hansen (Avenida José vieira, 315, América). O sepultamento será no Cemitério Municipal às 17h.

Leia Mais:

​Prefeitura decreta luto oficial de cinco dias

Marco Tebaldi era protagonista de um ciclo político que se encerra

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Destaques do NSC Total