A força da água do Rio Tijucas derrubou a ponte provisória que dá acesso ao bairro Colônia Nova Itália, no município de São João Batista, na Grande Florianópolis. Segundo a Epagri/Ciram, devido as fortes chuvas desta quarta-feira (4), o nível do Rio Tijucas, no Centro de São João Batista, chegou a 3,44 metros às 19h. A Prefeitura e a Defesa Civil alertam a população para o risco de enchente nas próximas horas e se prepara para a possível ocorrência.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Defesa Civil de São João Batista orienta que os moradores adotem medidas preventivas para diminuir potenciais prejuízos materiais e fiquem atentos caso seja necessário deixarem suas casas e procurarem abrigos emergenciais. Em coletiva de imprensa, o prefeito Pedro Alfredo Ramos e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informaram que já estão com três abrigos de prontidão, com colchões e comida, caso seja necessário que os moradores evacuem suas residências.

— Queremos evitar, em um eventual transbordamento do rio, que as pessoas fiquem presas em casa e precisem ser resgatadas. — ressalta o coordenador municipal de Defesa Civil, Kleber de Moura.

— O risco existe e todos devem ficar alertas desde já. Preferimos pecar pelo excesso, do que pela omissão.

Continua depois da publicidade

Uma força-tarefa, composta por equipes da Prefeitura de São João Batista, de órgãos de segurança pública e de voluntários da Defesa Civil, está preparada para atender eventuais ocorrências. Além disso, uma sala de gestão de crise foi montada na sede do Executivo Municipal.

— Ninguém quer que aconteça, mas é dever do município alertar sobre o risco de uma nova enchente e estarmos preparados para atender a população caso seja necessário. Unidos, com fé em Deus, vamos superar mais esta — diz o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Em dezembro de 2022, o município de São João Batista enfrentou uma inundação das águas do Rio Tijucas. A chuva encheu o rio elevando o nível a 9 metros acima da medida considerada normal. Em publicações de alerta, a prefeitura classificou a situação, na época, como “uma das piores tragédias naturais já enfrentadas na cidade”.

Relembre o caso:

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

FOTOS: Fortes chuvas causam estragos em cidades de SC

Florianópolis tem pontos de alagamento e quedas de muros devido à chuva

SC tem voos cancelados por conta das chuvas; veja quais