nsc
dc

PORTAS FECHADAS PARA O VÍRUS

Garopaba só vai liberar a entrada de turistas com teste negativo para Covid

Moradores também terão que apresentar comprovante de residência na entrada da cidade

25/02/2021 - 07h00 - Atualizada em: 25/02/2021 - 21h40

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Medida é válida a partir desta quinta-feira
Medida é válida a partir desta quinta-feira
(Foto: )

Garopaba vai implantar barreiras sanitárias na entrada da cidade a partir desta quinta-feira (25) para conter o fluxo de turistas e reduzir os episódios de lotação nas praias. A operação será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Polícia Rodoviária. 

> Moisés discute lockdown nos finais de semana em Santa Catarina

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A decisão pela medida ocorreu depois que outros estados publicaram decretos determinando fechamentos, como ocorreu no litoral gaúcho. 

Segundo o município, isso poderia representar uma grande quantidade de visitantes de outras cidades para as praias de Garopaba, onde já foram flagradas cenas de desrespeito às regras sanitárias em feriados como o do Carnaval e do Réveillon.

Para entrar na cidade, será requisitada a apresentação obrigatória de comprovante de residência aos moradores ou proprietários de casas no município. Para os turistas, será obrigatória a apresentação do resultado negativo de exame RT-PCR com 48 horas de antecedência da viagem.

> Cinco motivos para você conhecer Garopaba e Imbituba

Visitas serão feitas a estabelecimentos para verificação do cumprimento do decreto vigente na cidade e as ações de conscientização à população serão ampliadas. Atualmente, Garopaba está em região com estado gravíssimo e possui 112 casos ativos de Covid-19.

– É preciso entendermos a importância e responsabilidade da conscientização de cada indivíduo. Como instituição, estamos fazendo o que está ao nosso alcance, mas é necessário que as pessoas reflitam sobre os danos causados pelo coronavírus – afirmou o prefeito Júnior Abreu, após o anúncio da medida.

>Prefeito de Xanxerê chora e apela por ajuda: "estamos dando um grito de socorro"

Praia da Ferrugem

Em Garopaba, é a Praia da Ferrugem que costuma liderar a preferência de veranistas durante as datas festivas. Por lá, houve tumulto em pelo menos duas datas comemorativas: Réveillon e Carnaval. 

Na virada do ano, uma multidão foi flagrada sem máscaras numa grande aglomeração. Na ocasião, a Polícia Militar, responsável por fiscalizar o cumprimento das regras, precisou dispersar a população. 

> “Para que lockdown?”, diz Bolsonaro sobre Chapecó, onde sistema de saúde entrou em colapso

Depois disso, na sexta-feira que antecedeu o Carnaval, foliões formaram uma grande aglomeração nas ruas, mesmo com o cancelamento das festividades pela prefeitura de Garopaba. No sábado (13), cenas de desrespeito aos decretos estadual e municipal voltaram a se repetir, inclusive na faixa de areia. 

Leia também

Mapa da ocupação dos leitos Covid mostra o colapso se espalhando por Santa Catarina

Chapecó anuncia toque de recolher e fecha serviços não essenciais

Prefeito de Xanxerê chora e apela por ajuda: "estamos dando um grito de socorro"

“Para que lockdown?”, diz Bolsonaro sobre Chapecó, onde sistema de saúde entrou em colapso

Colunistas