Uma assembleia de acionistas indicou quais os novos rumos que a empresa multinacional e gigante da metalurgia de Santa Catarina, a Tupy, irá tomar nos próximos meses. Isso porque um novo presidente foi escolhido para comandar o negócio a partir de 1º de maio deste ano. A mudança ocorre após o fim do mandato do atual presidente Fernando Cestari de Rizzo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total no WhatsApp

Em 18 de março, o NSC Total já havia noticiado que a Tupy recebeu indicação do BNDES Participações – BNDESPAR, maior acionista da metalúrgica, com 28,2%, para avaliar o economista Rafael Lucchesi Ramacciotti, diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional de Indústria (CNI) e diretor superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), como novo presidente da multinacional. 

Gigante do aço “volta a atacar” e compra tradicional indústria de Joinville

A indicação foi acatada pelo Conselho de Administração, que deliberou por maioria o início do processo de transição do cargo de Diretor Presidente da Companhia, que passará de Rizzo para Lucchesi. O novo mandato começa no dia 1º de maio de 2025. 

Continua depois da publicidade

Veja fotos antigas e atuais da Tupy, multinacional de Joinville

Evolução da empresa

Em comunicado aos acionistas e ao mercado em geral, a Tupy destacou uma série de conquistas da empresa nos últimos anos, como o fato de ter se tornado líder global de fundição de componentes estruturais para equipamentos de transporte de carga, agrícolas e de construção, a internacionalização de suas operações por intermédio de aquisições de operações no México, no Brasil e em Portugal, e a ampliação dos serviços com a aquisição da MWM do Brasil.

“Atualmente, a Tupy é reconhecida como uma empresa global, inovadora e preparada para atender as demandas crescentes por eficiência e sustentabilidade. Alcançados esses objetivos, inicia-se o processo de transição da liderança executiva da Tupy para dar continuidade à trajetória de crescimento e inovação, renovando o compromisso com a perenidade dos negócios e adaptação aos desafios e oportunidades do mercado global”, citou a empresa no comunicado.

A nota também destacou a trajetória de Lucchesi, a qual chamou de “consolidada em liderança industrial e desenvolvimento tecnológico”. A companhia acredita que a experiência adquirida ao longo de mais de duas décadas à frente de importantes instituições como a CNI e o SESI, além de sua atuação como Presidente do Conselho de Administração do BNDES, reforçam seu compromisso com a modernização da indústria brasileira.

Continua depois da publicidade

“A nomeação do executivo reforça a visão da Companhia de seguir ampliando sua competitividade global, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável”, informou. 

O Conselho de Administração ainda mencionou a importância de Rizzo na companhia e citou que sua liderança, dedicação e visão estratégica ajudaram a transformar a Tupy ao longo dos últimos anos. “Nosso mais sincero agradecimento por sua trajetória exemplar e por tudo o que ajudou a construir”, finalizou a empresa em comunicado.

Agora, o processo de transição será conduzido em conjunto por Rizzo e Lucchesi, este último que assume a cadeira a partir de 1º de maio.

Leia também

Antes da PPP, Joinville inicia novo contrato de manutenção da iluminação pública

Por que foram utilizadas 230 toneladas de gelo nas obras da Ponte de Guaratuba