A construção da Ponte de Guaratuba utilizou até agora 230 toneladas de gelo. Conforme divulgado nesta quinta-feira pelo governo do Paraná, o uso é feito na concretagem de blocos, para resfriamento. As obras também já usaram mais de 2 mil toneladas de aço e 13,1 metros cúbico de concreto. A execução está em 44% do previsto. A conclusão da ligação entre Guaratuba e Matinhos está prevista para abril do ano que vem.
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O gelo foi utilizado entre novembro do ano passado e janeiro de 2025, na concretagem dos blocos de coroamento da ponte. A assessoria do governo paranaense informou, baseada na equipe de engenharia da obra, que a técnica é comum em obras de maior porte. O objetivo é o controle da temperatura do concreto durante o processo de hidratação do cimento.
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Ainda conforme a descrição, a manutenção da temperatura do concreto mais baixa reduz o risco de fissuras térmicas, garantindo a integridade da estrutura. São usados 100 quilos de gelo para cada metro cúbico de concreto.
A Ponte de Guaratuba terá trecho estaiado, com sustentação por cabos de aço de alta resistência. O segmento vai contar com o vão para a livre navegação sob a ponte. A ponte, com custo inicial de R$ 387 milhões, terá terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras em concreto e calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
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