A dragagem do canal externo da baía da Babitonga vai passar por transformação para permitir o acesso de cargueiros de maior porte aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul e Itapoá. Além do aprofundamento do calado, de 14 para 16 metros, o canal de navegação terá novas medidas, com mudanças na geometria. A licitação para a contratação da dragagem foi lançada na última sexta-feira, com valor máximo de R$ 324 milhões. Os trabalhos, com previsão de durar dez meses, devem começar no segundo semestre.

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O canal externo será alterado para permitir a passagem de navios com até 366 metros de comprimento, com 52 metros de boca. A largura do canal varia entre 160 metros (trechos retilíneos) e 244 metros (curva). Com a dragagem, conforme o edital, as medidas passarão a ter a variação entre 260 e 280 metros (curva), além dos dois metros adicionais no calado.

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A dragagem contempla também duas áreas adicionais para reduzir o assoreamento, como forma de aumentar a vida útil da intervenção. As áreas são conhecidas como “armadilhas”. As obras no canal externo, além de possibilitar a movimentação de embarcações maiores, vão reforçar a segurança na navegação, com maior eficiência nas manobras de entrada e saída do sistema aquaviário.

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