O potencial de ampliação da movimentação de cargas no Porto Itapoá com o aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga chega a 1,5 milhão de contêineres por ano. Em uma comparação para avaliar a dimensão dessa expansão, no ano passado o terminal privado movimentou 1,2 milhão de contêineres. Na sexta-feira, os portos de Itapoá e São Francisco do Sul assinaram a parceria para a dragagem do canal, usado pelos dois terminais. O edital para as obras, estimado em R$ 324 milhões, também foi lançado na sexta.
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A estimativa de ampliação na movimentação de cargas é baseada no aumento do calado de 14 para 16 metros, permitindo embarcações de maior porte ou que navios que já acessam os portos da Babitonga possam trazer ou levar mais cargos. Na solenidade de assinatura de parceria, a direção do Porto Itapoá estimou em 800 a mil contêineres a mais a cada metro de calado ampliado. Como serão dois metros de aprofundamento do canal externo, cada cargueiro poderá levar até dois mil contêineres a mais.
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Como são 65 navios movimentados por mês, é possível ampliar em quase 130 mil contêineres. Essa movimentação mensal representa, em um ano, em torno de 1,5 milhão de contêineres a mais por ano. “É um marco na história portuária catarinense. O que foi assinado vai mudar a logística catarinense”, afirmou o presidente do Porto Itapoá, Ricardo Arten, apontando ainda mais competitividade para as empresas instaladas na região.
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