O cronograma para a construção do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes prevê o lançamento da parceria público-privada (PPP) no segundo semestre de 2026, em licitação conjunta para obras e concessão da estrutura embaixo d’água no litoral de Santa Catarina. Há etapas preparatórias a serem concluídas antes da PPP. O túnel entre as duas cidades é imerso, como o previsto para Santos e Guarujá.
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O empreendimento terá 548 metros, com a estrutura a 29 metros de profundidade. O custo é estimado em US$ 188 milhões, com participação privada por meio de PPP de US$ 180 milhões e o restante com o poder público. Há ainda despesas previstas com desapropriações. O túnel faz parte de programa de mobilidade regional, em iniciativa do CIM-Amfri, consórcio formado por municípios da região da foz do rio Itajaí. O projeto planeja sistema regional de transporte coletivo e mobilidade em Balneário Camboriú, além do túnel.
Confira imagens do projeto
O planejamento do UCP/Promobis (Unidade de Controle de Projeto/ Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí) é concluir neste semestre a contratação de empréstimo de US$ 90 milhões junto ao Banco Mundial, para utilização no programa de mobilidade. O governo do Estado vai participar, com US$ 24 milhões, assegurados em protocolo assinado no ano passado.
Para o segundo semestre, está prevista a contratação de estudos básicos de engenharia para a construção do túnel. Mais adiante, na licitação da PPP, caberá a quem vencer a concorrência finalizar o projeto executivo. Também no segundo semestre, será a vez de licitar o estudo de viabilidade da parceria, para definir como a PPP será estruturada. Uma pesquisa de origem e destino, para apurar potencial de movimentação, também está nos planos. Após a conclusão desses trabalhos, será a vez do edital da PPP.
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