A prefeitura de Joinville assinou novo contrato de manutenção da iluminação pública, além de homologar a PPP, em outra contratação. A empresa vencedora da licitação de manutenção está em fase de mobilização e deverá assumir os serviços a partir do dia 3 abril. O contrato anterior, iniciado em 2022 e prorrogado várias vezes, tem vigência até o dia 2 de abril. Nesta quinta-feira, em outra frente, a prefeitura informou ter homologado a concorrência vencida por consórcio para a PPP da iluminação pública.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Nesse caso da PPP, conforme informações do próprio município, o contrato deve ser assinado em até 60 dias. Dessa forma, Joinville terá dois contratos simultâneos de iluminação, ainda que com escopos diferentes e não necessariamente com execução ao mesmo tempo: o contrato da PPP pode começar depois do contrato da manutenção. Na divulgação da homologação da concorrência, a Secretaria de Infraestrutura estimou o início da concessão em 2026, o que indica a possibilidade de começo da parceria público-privada somente após encerrar o contrato de manutenção.

O novo contrato de manutenção da iluminação tem valor de R$ 13,4 milhões, com 12 meses de duração. A contratação iniciada agora é para a manutenção, serviço com foco na troca de lâmpadas. O edital incluiu mais tarefas em relação ao contrato anterior, como adequações para enfrentamento de vandalismo, maior quantidade de luminárias a serem substituídas.

A prefeitura tinha planos de ter concluído a concorrência no início do segundo semestre do ano passado, após ter lançado o edital em abril. No entanto, a licitação teve um período de suspensão, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado. Após revisão, com impacto de redução no valor máximo, a concorrência foi reaberta e definida a empresa vencedora.

Continua depois da publicidade

Já a PPP é uma modalidade diferente, com duração de 22 anos e um conjunto maior de tarefas, como ampliação e modernização do sistema, além da manutenção, por exemplo. O consórcio vencedor do leilão vai receber R$ 1,5 milhão mensais para atender as obrigações contratuais de investimento e custeio do sistema de iluminação.

Duas cidades de SC vão estudar nova ligação a partir da BR-101

Por que foram utilizadas 230 toneladas de gelo nas obras da Ponte de Guaratuba

Ferryboat para “encurtar” distância de 35 km entre praias em SC pode levar mais tempo para ser implantado

Quando a PPP para construção de túnel submerso em SC deve ser lançada

Quando fica pronto viaduto na BR-280; quais serão os próximos

O que será feito no canal de navegação de acesso a complexo portuário de SC

Por que alargamento de praias em SC vai contar com quatro passarelas e 68 trilhas