Para celebrar em alto estilo os 50 anos de um ícone, a Volkswagen apresentou o Golf GTI Edition 50 durante as 24 horas de Nürburgring, famosa corrida anual de endurance na Alemanha.

Continua depois da publicidade

Em 2026, o Golf GTI completa 50 anos e a Volkswagen comemora com um modelo especial, o Golf GTI Edition 50, que possui 325 cv, o mais potente de sua história.

Sua produção terá início em Wolfsburg no final de 2025, chegando aos clientes no primeiro trimestre de 2026, em comemoração ao seu aniversário.

Elon Musk apresenta Robotaxi, carro que dirige sem motorista

O motor 2.0 turbo rende 42,8 kgfm de torque, com chassis reforçado e ajustado à maior potência, além de suspensão mais baixa em 15 mm, com um eixo dianteiro MacPherson e um eixo traseiro de multilink.

Continua depois da publicidade

Com esse pacote, o Golf GTI Edition 50 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h (limitada eletronicamente).

O melhor desempenho: volta mais rápida em Nürburgring

O Golf GTI é um carro esportivo compacto de grande sucesso mundial, com mais de 2,5 milhões de unidades produzidas.

O chassi esportivo DCC ajustado, o diferencial dianteiro de deslizamento limitado calibrado e a direção progressiva de alta precisão oferecem um desempenho dinâmico aprimorado no modelo de aniversário, resultando em um carro especial com foco na performance.

Em 50 anos de história, a Volks incorporou a experiência no desenvolvimento do chassi Performance, baseado na tecnologia do Golf VII GTI Clubsport, aprimorado com pneus semi-slick para aumentar a aderência dianteira para manter um comportamento neutro e ágil.

Continua depois da publicidade

Carro voador está mais próximo do lançamento do que pensamos

Como resultado, o novo GTI é o de maior desempenho já produzido, oferecendo maior precisão nas curvas e uma experiência de condução mais prazerosa.

O piloto Benjamin Leuchter destacou o potencial do Golf GTI Edition 50 na pista de Nürburgring completando a volta mais rápida por um Golf de produção em 7 minutos e 46 segundos em abril de 2025.

Ele elogiou o carro como o mais preciso e esportivo que já dirigiu, comparando-o ao Golf GTI Clubsport S de 2016, e ressaltou que ele foi aprimorado, proporcionando confiança e levando-o ao limite na pista.

Veja imagens do Golf superpotente

Continua depois da publicidade

Os detalhes da série especial

A Volkswagen oferecerá o pacote opcional GTI Performance exclusivo para o Golf GTI Edition 50, que inclui melhorias no chassi, com maior rigidez e rebaixamento de 5 mm, tornando-o 20 mm mais baixo.

O pacote conta com pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race de 235 mm em rodas forjadas Warmenau de 19 polegadas mais leves e um sistema de escape Akrapovič em titânio, ambos projetados para melhorar aderência, resposta e redução de peso, refletindo um foco em maior esportividade e desempenho dinâmico.

O interior do Golf GTI Edition 50 apresenta cintos de segurança vermelhos, bancos esportivos com padrão xadrez e elementos de veludo sintético que transmitem uma atmosfera de alta qualidade e esportividade.

Tera mal é lançado e já encara crash test: saiba qual a nota

O volante esportivo multifuncional de couro, com acabamento que exibe o logotipo GTI 50, e as borboletas de câmbio integradas ao DSG de sete velocidades proporcionam uma experiência autêntica de automobilismo. Os bancos e o volante funcionam como interfaces que conectam o motorista ao chassi e motor do carro, reforçando sua pegada esportiva.

Continua depois da publicidade

Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, o GTI representa mais do que desempenho: é um símbolo de estilo de vida que conecta fãs globalmente e contribui para a força da marca.

E para o Brasil?

Esta versão envenenada e mais potente do hatch médio não vem para o Brasil. Mas os fãs do Golf podem se animar: a Volks já prometeu importar o GTi ainda este ano.

Com a plataforma modular MQB Evo, O Golf mantém o motor 2.0 turbo a gasolina (EA-888) da geração anterior, com melhorias, passando a produzir 265 cv de potência e quase 38 mkgf de torque, em comparação aos 230 cv e 35,7 mkgf dos modelos anteriores importados do México. A transmissão é a automatizada de 7 velocidades, com tração dianteira.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais

BMW fabricado em Santa Catarina ganha cor especial

Carro voador está mais próximo do lançamento do que pensamos