nsc
dc

Fique esperto!

Golpe dos precatórios volta a ser aplicado em SC e provoca alerta das autoridades

Polícia Civil e TJSC alertaram para o número crescente de casos envolvendo uma "nova versão" do golpe

14/01/2022 - 13h31

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Polícia Civil e TJSC alertam para golpe dos precatórios
Polícia Civil e TJSC alertam para golpe dos precatórios
(Foto: )

O número crescente de casos envolvendo uma "nova versão" do golpe dos precatórios tem preocupado as autoridades do Estado. A Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) emitiram uma nota explicando como os criminosos aplicam o golpe e alertando a população de que não é possível antecipar um precatório por meio de pagamento. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com a Polícia Civil, ​​como os julgamentos são acessíveis ao público em geral, os golpistas conseguem as informações dos credores. Eles então entram em contato com as vítimas utilizando os nomes dos advogados dos casos. Nesse contato, eles informam os valores disponíveis.

Os criminosos ainda enviam um ofício com o timbre do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), com todos os dados das vítimas. Como as informações correspondem com as realidades dos processos, elas acreditam na possibilidade de antecipação do precatório. 

A partir daí os golpistas, que se passam por servidores da Justiça de Santa Catarina ou como funcionários dos escritórios de advocacia, exigem a antecipação do pagamento de valores a título de custos para expedição do precatório (tabeliães, emolumentos e até antecipação de imposto de renda). 

A Assessoria de Precatórios do TJSC não faz ligação e nem envia e-mail para os credores. Além disso, qualquer proposta de antecipação do título mediante pagamento prévio deve ser rejeitada. A Polícia Civil, alerta que os credores vítimas do golpe devem registrar boletim de ocorrência. 

Leia também

Participantes do BBB 22 são divulgados nesta sexta; veja em tempo real​

Após confusão, vacinas contra Covid para crianças chegam a SC; veja o número por cidades​

Onda de calor em SC pode transformar 30°C em temperatura mínima, preveem meteorologistas​

Colunistas