O secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos Marco Rubio, declarou nesta quinta-feira (11) que o governo de Donald Trump irá responder “de forma adequada” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Continua depois da publicidade

Acompanhe em tempo real o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus no STF

“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, disse o secretário em uma publicação no X (antigo Twitter.

Mais cedo, o presidente Donald Trump deu declarações sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele disse estar surpreso com a decisão e afirmou que Bolsonaro foi “um bom presidente”. 

— Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem — disse.

Continua depois da publicidade

Julgamento de Bolsonaro

O julgamento de Jair Bolsonaro e de outros sete réus no STF entrou no quinto dia nesta quinta-feira (11). Na semana passada, houve a leitura do relatório do processo da trama golpista, a acusação feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e a fala das defesas dos oito acusados.

Nesta semana as sessões foram retomadas com os votos dos ministros, começando pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. Ele votou pela condenação de todos os oito réus por todos os crimes citados, mesmo posicionamento adotado por Flávio Dino.

Na quarta-feira (10), Luiz Fux foi o único ministro a falar, com um longo voto de mais de 12 horas. Ele individualizou as condutas, defendendo a absolvição de Jair Bolsonaro, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno, Anderson Torres e Alexandre Ramagem, por todos os crimes. Ele ainda votou pela condenação de Mauro Cid e Braga Netto.

Nesta quinta (11), a ministra Carmen Lúcia votou pela condenação de todos os acusados, por todos os crimes, o que confirmou a condenação de Jair Bolsonaro. Por fim, Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, votou pela condenação dos oito citados, reconhecendo integralmente as acusações da PGR.

Continua depois da publicidade

Eduardo Bolsonaro disse que espera sanções

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Bolsonaro que vive nos Estados Unidos desde o início do ano, afirmou à agência de notícias Reuters que espera que novas sanções sejam aplicadas pelos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

Ele disse que os ministros do STF que votaram pela condenação podem enfrentar sanções sob a Lei Magnitsky, como já foi aplicada contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

A mudança de Eduardo para os EUA em fevereiro deste ano ocorreu em busca de apoio do presidente Donald Trump para por conta dos processos criminais em andamento contra Jair Bolsonaro.

Leia também

Governo Trump diz que EUA responderá à “caça às bruxas” contra Bolsonaro

Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF por crimes ligados a golpe