nsc
nsc

Viph It

HD ou SSD: saiba qual é a melhor opção para o seu notebook

Oito a cada dez profissionais usam o aparelho pessoal para o trabalho; conheça as diferenças entre o disco rígido tradicional e os SSDs

30/09/2021 - 17h20 - Atualizada em: 05/10/2021 - 12h57

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
SSD versus HD: quem ganha essa disputa?
SSD versus HD: quem ganha essa disputa?
(Foto: )

Com a expressiva transição para o sistema de trabalho remoto, os notebooks pessoais se transformaram em ferramentas de trabalho de muitas pessoas que, antes, dispunham dos computadores disponíveis nos escritórios e empresas. De acordo com um estudo desenvolvido pela empresa de soluções de segurança da informação ESET, cerca de 82% das pessoas estão usando o próprio aparelho para as atividades de trabalho. A venda de computadores, inclusive, disparou desde o início da pandemia: a IDC Brasil aponta que o primeiro trimestre de 2021 teve um crescimento de 17% em relação ao ano passado, sendo que 86% do total de aparelhos vendidos eram notebooks.

> Novos processadores Ryzen, da AMD, garantem qualidade com valor acessível

A tecnologia dos computadores também vem se desenvolvendo expressivamente ao longo dos últimos anos. Um notebook produzido em 2021, comparado a uma máquina de dez anos atrás, já é muito diferente: novas ferramentas, maior velocidade de processamento, melhor qualidade de vídeo e áudio. Todas essas melhorias estão sendo desenvolvidas pelas empresas fabricantes, e os usuários estão, cada vez mais, aprendendo a fazer uso delas com mais propriedade.

A internet tem sido uma grande aliada: com a imensa quantidade de informações disponíveis e tutoriais para qualquer software que se possa imaginar, os usuários conhecem cada vez mais as potencialidades de seus desktops e notebooks, e fazem pesquisas aprofundadas antes de adquirir um novo aparelho. Um dos aspectos que chama a atenção é a forma de armazenamento de dados: há notebooks que dispõem de um HDD (também conhecido como HD, hard disk drive, ou disco rígido), e aqueles com um SSD (solid state disk, ou disco de estado sólido). Cada um desses modelos têm suas próprias características e vantagens, e os consultores especializados da loja de informática Viph It, Eder Luiz e Henrique Mattos, explicam cada um deles:

Disco rígido

As principais vantagens do HD são a capacidade de armazenamento e a acessibilidade. Quanto maior o armazenamento, mais elevado o valor; contudo, para uso doméstico, não é necessário ter 10 TB — um HD mais simples, de um ou dois TB pode ser suficiente. Esse componente é facilmente encontrado em lojas de informática, e valem a pena para usuários que precisam salvar arquivos mais pesados, como vídeos, fotografias e filmes. A durabilidade dos HDs também é maior do que a dos SSDs.

> Montando um PC Gamer: Conheça três setups que vão te levar para o próximo nível

Mas, como toda tecnologia mais antiga, os discos rígidos perdem para os SSDs no quesito agilidade: de acordo com Eder e Henrique, por ser uma peça mecânica, o HD leva um pouco mais de tempo para gravar e ler dados, o que torna a inicialização do sistema operacional e dos softwares instalados no computador mais demorada do que com o SSD, que é uma peça eletrônica. Os discos rígidos possuem velocidades de leitura e gravação que estão em torno de 150 MB/s a 200 MB/s. Além disso, sua estrutura é mais frágil, o que torna o HD um componente mais delicado: no caso dos notebooks, é importante ter cuidado ao carregar o aparelho, pois baques, quedas e movimentos bruscos podem causar danos ao disco rígido, o que pode levar a perda de arquivos e problemas internos.

SSD

Considerados a evolução dos discos rígidos, os solid state disks são mais rápidos, compactos, silenciosos e seguros do que os HDs, e essa tecnologia está em constante evolução. A inicialização e desempenho do notebook e dos programas são mais velozes com os SSDs pois esse tipo de armazenamento é capaz de guardar arquivos Flash, o que permite que o acesso aos dados demore menos, e as taxas de transferência podem ser até dez vezes maiores que as de um HD tradicional.

No entanto, os especialistas da Viph It ressaltam que a capacidade de armazenamento ainda é menor do que a de um HD, que pode ser produzido em tamanhos maiores. O armazenamento também está diretamente relacionado ao valor do SSD: quanto maior a capacidade, mais alto o preço do componente e, por ainda ser um pouco menos comum no mercado do que os HDs, o SSD costuma ter um valor mais elevado.

Quando vale a pena trocar?

Fazer o upgrade de um disco rígido para o SSD é um procedimento simples e um dos mais comuns entre os donos de notebooks. Conhecendo os prós e contras de cada um dos modelos de armazenamento, é importante se perguntar: quais são as minhas reais necessidades? Preciso apenas de mais espaço para guardar arquivos ou ter um computador mais veloz é algo imprescindível no meu dia a dia?

Os consultores Henrique e Eder pontuam que quem apenas necessita de mais espaço pode optar por soluções mais em conta, como um HD tradicional. Já quem busca uma tecnologia que permite mais velocidade e que melhora o desempenho da máquina, o SSD pode ser a melhor escolha. No caso de quem está comprando um aparelho novo, é possível encontrar modelos que permitem o uso dessas duas formas de armazenamento, e a tendência de combinar o armazenamento do HD com a velocidade do SSD é crescente.

A Viph It Informática oferece o serviço de troca de HD para SSD, bem como os componentes dos dois modelos de armazenamento. Fundada em 2019, a Viph It possui uma variedade de produtos de alta qualidade, parcerias com grandes fornecedores e consultores qualificados.

Nas lojas física e virtual são oferecidos equipamentos modernos e atualizados, além das melhores marcas de peças, notebooks e PCs do mercado como Lenovo, HP, Acer, DELL e Samsung.

A empresa também conta com consultoria gratuita de profissionais da área aos seus clientes para auxiliar na construção de um PC moldado nas necessidades do jogador.

As compras podem ser feitas pelo site ou pelo whatsapp (48) 9 9114-3425. Para buscar atendimento, clique aqui.

Acesse o canal da Viph It e leia mais.

Leia também

IMAS anuncia cinco mil cirurgias eletivas para reduzir fila de espera no SUS

Natureza intocada de Benedito Novo é um dos tesouros do Vale

Encontro Catarinense de Hospitais inicia na próxima terça-feira e acontece de forma virtual

Colunistas