nsc
nsc

E-sports

Montando um PC Gamer: Conheça três setups que vão te levar para o próximo nível

Saiba quais são as máquinas ideais para jogar títulos como Free Fire, Fortnite, GTA, LoL, entre outros

30/06/2021 - 16h55 - Atualizada em: 20/07/2021 - 13h07

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Viph It, loja especializada em informática na Grande Florianópolis, elencou três setups ideais para quem busca um PC Gamer
Viph It, loja especializada em informática na Grande Florianópolis, elencou três setups ideais para quem busca um PC Gamer
(Foto: )

Em 2020, o mercado de games cresceu 12% em relação ao ano anterior, movimentando mais de 120 bilhões de dólares. Desse total, os jogos para PC representam mais de 33 bilhões. Os dados da pesquisa SuperData mostram como a pandemia e o distanciamento social refletiram no avanço dessa área que pôde oferecer entretenimento às pessoas quando sair de casa não era possível.

Com o crescimento desse mercado, que já vinha se desenvolvendo rapidamente, os jogos tornaram-se mais sofisticados, modernos e realistas. Dessa forma, passaram a exigir máquinas que atendessem seus elevados padrões, tornando essencial que um PC tenha configurações compatíveis com o jogo para que o usuário tenha um bom desempenho em suas partidas.

> E-sports: um mercado com potencial para faturar US$ 200 bilhões até 2023

Quando o game exige configurações superiores do que as oferecidas pelo computador, a experiência e performance do jogador é diretamente afetada. Por isso, muitos buscam montar um PC Gamer, um computador com sistema e estrutura física pensada para suportar os jogos favoritos do player. A otimização resulta em rodar os softwares sem que a máquina trave além de obter uma resposta mais rápida entre um clique e a ação.

Mas, são muitas as possíveis configurações de um PC Gamer, portanto, é preciso entender a funcionalidade de cada peça ou contar com o auxílio de um profissional para evitar investimentos em componentes que talvez não fossem essenciais para a execução de determinado jogo.

A empresa Viph It, na Grande Florianópolis, oferece consultoria gratuita de profissionais da área aos seus clientes para auxiliar na construção de um PC moldado nas necessidades do jogador.

— A gente trabalha muito como consultoria para o cliente dependendo do jogo que ele vai querer rodar [...] À medida que o jogador e os jogos vão evoluindo, a gente vai fazendo o upgrade na máquina — conta Henrique Mattos, sócio da empresa.

Como os computadores gamers são pensados na execução de jogos, a Viph It elaborou uma lista de três PCs montados a partir dos games que mais fizeram sucesso no último ano, com opções de processadores Intel ou AMD. Confira quais são as configurações ideais para jogar títulos como Free Fire, Fortnite, Flight Simulator, League of Legends, Cyberpunk 2077 e Assassin's Creed Valhalla.

PC Gamer 1.0: Free Fire, Fortnite, Minecraft e PUBG

Essa é a máquina ideal para quem começa a entrar no mundo gamer e busca rodar jogos como Free Fire (campeão de downloads no Brasil em 2020), PUBG, Fortnite e Minecraft em um computador que não oferece obstáculos para sua execução. É uma máquina básica, com ótimo custo-benefício e que permite um bom desempenho nas partidas.

Em um gabinete gamer com LED, o processador AMD Athlon 3000G (desbloqueado para overclock) é combinado com um SSD de 240 GB, memória RAM de 8GB e uma placa de vídeo, Nvidia GT420 4GB. A máquina ainda tem placa mãe A320 e uma fonte ATX Gamer 350W adaptada para execução de jogos.

> Computadores ultrapassados podem diminuir produtividade em até 40%

Na versão com processador Intel i5 2400, as configurações se mantêm, exceto a placa mãe que é substituída por uma H61. No PC Gamer 1.0, os jogos rodarão com qualidade mínima a média.

O setup PC Gamer 1.0 oferece ótimo custo-benefício
O setup PC Gamer 1.0 oferece ótimo custo-benefício para os jogadores de Free Fire, Fortnite, Minecraft e outros jogos
(Foto: )

PC Gamer 2.0: Flight Simulator, Call of Duty: Warzone, League of Legends e GTA V

Já esse setup é para jogos que exigem mais dos gráficos — como Call of Duty, LoL, GTA e Flight Simulator — ou para quem busca mais qualidade na execução de títulos não tão pesados como os citados no tópico anterior.

No PC Gamer 2.0, os jogos atuais rodam em boa qualidade e a máquina já está preparada para algumas atualizações gráficas de mapas e cenários que os games podem ter.

O computador vem com uma memória RAM de 16GB que permite uma execução de atividades simultâneas, gabinete gamer com RGB e um SSD de 480 GB que possibilita muita velocidade em todas as ações. A placa de vídeo AMD RX-570 4GB, que também faz parte das configurações recomendadas pela Viph It, oferece uma imagem em Full HD nos jogos.

O setup possibilita uma ótima performance tanto com o processador AMD Ryzen 5 2400G e placa mãe A520, quanto com a versão da Intel, com processador i3 de décima geração e placa mãe B460M.

O PC Gamer 2.0 já é mais avançado e está preparado para as próximas atualizações dos jogos.
O PC Gamer 2.0 já é mais avançado e está preparado para as próximas atualizações dos jogos
(Foto: )

PC Gamer 3.0: Cyberpunk, Assassin's Creed, Watch Dogs Legion e Red Dead Redemption

Esse é o modelo de PC Gamer com as configurações mais avançadas. Ele permite a execução de todos os jogos com ótimo desempenho e qualidade média a máxima. O armazenamento é feito em um SSD de 480 GB associado a um HD de 1TB, oferecendo muito espaço para o download de jogos.

A memória RAM de 32 GB e placa de vídeo Nvidia RTX-3060 de 12GB permitem uma performance de qualidade até mesmo de jogos pesados com muitos gráficos como Cyberpunk 2077, Assassin's Creed Valhalla, Watch Dogs Legion 2 e Red Dead Redemption 2.

Na versão AMD, o processador é um Ryzen 7 5800X com placa mãe B550. Já com os produtos da Intel, é utilizado um processador i7 de décima geração com uma placa B560.

O PC Gamer 3.0 é capaz de reproduzir qualquer jogo
O PC Gamer 3.0 é capaz de reproduzir qualquer jogo
(Foto: )

Computadores personalizados

Hoje, os jogadores podem escolher separadamente as peças que vão compor sua máquina, portanto, mesmo com os setups indicados pela Viph It, o cliente pode adaptar os elementos do PC à sua disponibilidade financeira, ao seu jogo favorito e às funções que irá desempenhar no computador. Por contar com uma grande variedade de componentes, a Viph It ajuda o jogador a encontrar a sua combinação ideal e, em apenas um dia útil, a máquina já está pronta para retirada.

— A gente tem esse diferencial no mercado, temos bastante estoque para entregar as máquinas em até um dia útil. "Um dia útil" é nosso lema aqui — conta o sócio Henrique Mattos.

Na loja da Grande Florianópolis, você encontra os melhores elementos para montar seu PC Gamer e tirar o melhor proveito dos jogos que mais gosta.

Entre em contato com a Viph It pelo Whatsapp, tire suas dúvidas e monte seu PC Gamer.

Leia também

Site reúne promoções e cupons de desconto dos maiores e-commerces do Brasil

Sistema de recompensa para comércio local ajuda a atrair e a fidelizar clientes; entenda

Você sabia que apenas 9% do plástico que existe no planeta é reciclado?

Colunistas