Um jovem de 16 anos foi alvo de uma operação policial suspeito da prática de atos infracionais análogos aos crimes de extorsão, induzimento ao suicídio e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mandado de busca e apreensão contra ele foi cumprido em Joinville no último sábado (11).

Continua depois da publicidade

Segundo a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami), a investigação teve início em São Paulo, local onde a vítima mora. Depois, diligências foram submetidas à Polícia Civil catarinense.

Durante as apurações, foram identificados elementos que indicam a atuação de um grupo criminoso que utilizava plataformas digitais, como Discord e Telegram, para a prática dos delitos.

Durante o cumprimento do mandado no bairro Boa Vista, foi encontrado e apreendido o aparelho celular do adolescente, que será encaminhado para perícia técnica, para subsidiar a investigação e identificar outros possíveis envolvidos. O adolescente foi apreendido e encaminhado à unidade socioeducativa, onde permanecerá à disposição da Justiça.

“A Polícia Civil reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual, alertando para os riscos existentes nas redes sociais e em aplicativos de comunicação. Destacamos também o papel essencial da família na orientação, supervisão e diálogo constante com os jovens, a fim de prevenir situações de vulnerabilidade e garantir uma navegação segura”, reiterou a Dpcami em nota.

Continua depois da publicidade

Veja quem são os criminosos mais procurados de Santa Catarina

Leia também

Família acorda com casa em chamas e consegue salvar bebê recém-nascido em Barra Velha

Após briga em casa noturna, jovem é espancado e atropelado em cidade de SC

Coração de bebê para por 35 minutos e mobiliza socorristas em creche de São Miguel do Oeste