nsc
    dc

    Educação

    Leitura digital em Santa Catarina é maior do que a média nacional

    Santa Catarina possui uma taxa de 12,2 livros lidos por aluno na plataforma Árvore, que reúne mais de 30 mil obras

    10/01/2021 - 07h00

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Leitura digital
    Ao longo de 2020, o arvore.com.br contabilizou mais de 700 mil livros lidos por alunos e professores de escolas públicas e privadas de todo o país
    (Foto: )

    Por conta da pandemia do novo coronavírus e as medidas de restrição, escolas e professores precisaram buscar alternativas para atrair a atenção dos alunos. Uma delas foi o uso de plataformas digitais para a leitura de conteúdos. Em uma delas, a média geral de livros lidos é de 5,4 por aluno em 2020. O número é quase o dobro da média nacional, que é de 2,6 livros lidos por ano, segundo uma pesquisa.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    > Volta às aulas nas escolas estaduais de SC será em 18 de fevereiro; confira calendário

    A tecnologia educacional é uma aliada na missão de formar novos leitores. Santa Catarina possui uma taxa de 12,2 livros lidos por aluno na plataforma Árvore, que reúne mais de 30 mil obras. SC aparece em 2º lugar entre as médias de leitura na plataforma.

    Os professores são apontados como principais influenciadores pelo gosto da leitura. É o que apontou a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que ouviu mais de 8 mil pessoas de 208 diferentes municípios brasileiros. No CEI Mundo Colorido, em Joinville, o arvore.com.br ajudou na continuação da formação de leitores durante a quarentena, período em que o ensino remoto ganhou destaque.

    > Anderson Silva: SC terá que escolher entre aglomeração no Carnaval ou volta às aulas com segurança

    – Tudo começou após eu contar a história “Um mar de gente”, disponível na Árvore. Depois, pedi que cada um criasse a sua história e ilustrasse com retalhos de tecido. Quando o material ficou pronto, veio a ideia de disponibilizar o conteúdo na plataforma. Acredito que a empolgação e a imaginação que eles tiveram ao escreverem o livro é contagiante – conta a professora Silvana da Silva, coordenadora pedagógica do CEI.

    Ao longo de 2020, o arvore.com.br contabilizou mais de 700 mil livros lidos por alunos e professores de escolas públicas e privadas de todo o país.

    Leia também: 

    Diferença no preço do material escolar chega a 699% em SC, aponta Procon

    Entenda como será a primeira edição do Enem digital

    Concursos públicos em SC: veja as vagas em dezembro, salários e como se inscrever

    Colunistas