nsc
dc

Ensino superior

UFSC divulga lista de aprovados no vestibular 2021; confira os resultados

Processo seletivo deste ano foi feito com base em notas do Enem e de vestibulares de anos anteriores

20/05/2021 - 13h12 - Atualizada em: 20/05/2021 - 14h38

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
UFSC divulgou resultado da seleção para 2,5 mil vagas ofertadas no vestibular 2021
UFSC divulgou resultado da seleção para 2,5 mil vagas ofertadas no vestibular 2021
(Foto: )

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (20) a lista de aprovados no vestibular 2021. A instituição ofereceu 2.516 vagas de cursos de graduação. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou o resultado do processo seletivo por cursos no site do processo seletivo. Confira os aprovados neste link aqui.

> UFSC tem o menor orçamento dos últimos 12 anos; entenda impacto dos cortes

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, a seleção foi feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 e 2020 e pela nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da instituição.

O processo seletivo teve mais de 15 mil inscritos, sendo 14.414 pelas notas do Enem e 1.074 pelas notas dos vestibulares anteriores.

Agora, os aprovados devem fazer a matrícula, que vai ocorrer entre os dias 21 e 25 de maio, no link simig.sistemas.ufsc.br. O candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.

> Veja quais são os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Antes da etapa documental, os candidatos que optaram pelas vagas de cotas precisam realizar a validação das autodeclarações através do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Para isso, precisam enviar os documentos às Comissões de Validação no período de 27 a 31 de maio. Orientações e informações adicionais para envio de documentos estão em uma portaria sobre matrícula.

A etapa documental, de 8 de junho a 6 de julho, consiste no envio de documentos para as Coordenadorias dos cursos em que o candidato foi aprovado – incluindo as autodeclarações já validadas pelas respectivas comissões, no caso de candidatos cotistas.

Vestibular de inverno pode ter provas presenciais

O vestibular de inverno da UFSC, realizado no meio do ano, pode voltar a ter provas presenciais. A Câmara de Graduação da universidade aprovou o planejamento do próximo processo seletivo com provas presenciais, que inicialmente ocorreriam entre 4 e 5 de setembro.

O número de dias de prova e o conteúdo a ser aplicado seriam reduzidos para proporcionar uma prova mais segura. O espaçamento nas salas de aula também seria ampliado. No entanto, a definição se haverá ou não provas presenciais no próximo vestibular só deve ocorrer em julho. Caso o estágio da pandemia no Estado não permita esse formato, o processo seletivo deve ocorrer novamente com base em notas do Enem e de vestibulares de anos anteriores.

Leia também

> Projeto na Alesc autoriza setor privado comprar vacina contra Covid

> Maranhão registra primeiro caso da variante indiana da Covid-19

> Frentista é agredida no Alto Vale por colocar R$ 3 a mais por engano ao abastecer

Colunistas