nsc
dc

Criatividade

Livro celebra produção de contos e roteiros de cinema de trinta autores de SC

"Entre a Escrita e a Imagem" foi lançado com evento presencial em Balneário Camboriú

27/10/2021 - 12h34

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
lançamento "Entre a Escrita e a Imagem"
O lançamento do livro aconteceu no dia 23 de outubro, com um evento presencial em Balneário Camboriú
(Foto: )

O lançamento do livro Entre a Escrita e a Imagem é um marco na difusão da literatura e da escrita audiovisual de Santa Catarina. Com participação de autores de Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Camboriú, Florianópolis e Joinville, a publicação reúne trinta contos e trinta roteiros de curta-metragem (inspirados nesses mesmos contos).

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A publicação é resultado do curso homônimo que reuniu dois grupos sob a tutela do escritor e roteirista Carlos Henrique Schroeder, para pensar, discutir e praticar técnicas de escrita literária e escrita audiovisual nos meses de abril, maio, junho e julho de 2021. São trinta autores; em mais de setecentas páginas de criatividade. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura de 2020, e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

- Foi uma grande experiência: estudamos textos referenciais, produzimos muito em classe, pudemos criticar esses trabalhos, e por fim saíram os contos, que depois eles adaptaram para a linguagem do cinema - conta o escritor Carlos Henrique Schroeder, professor e mentor das duas turmas. - A turma é muito boa, muito diversa, com participantes de diversas idades, dos dezoito aos setenta anos, com perspectivas e vivências diferentes. Tudo refletiu na produção, com contos e roteiros de drama, comédia, terror, ficção científica, muita coisa legal.

> Brasil vai tentar vaga no Oscar 2022 com o filme Deserto Particular

- O estudo e a adaptação de textos para roteiros audiovisuais é incipiente em Santa Catarina, e este projeto deu uma agitada no setor - completa o roteirista e escritor João Chiodini, produtor-executivo do projeto.

O lançamento aconteceu no dia 23 de outubro, com um evento presencial em Balneário Camboriú. O livro está disponível para visualização e download gratuito nos sites da Design Editora e da Arthouse BC.

Leia também:

> Empresa lança cão robô armado, e web compara com episódio de Black Mirror

> Alex volta em Verdades Secretas 2? Fãs especulam retorno do personagem

> Antes de Batman: cinco filmes para conhecer o ator Robert Pattinson

Colunistas