nsc
hora_de_sc

Streaming

"Luca": veja 6 curiosidades sobre o novo filme da Pixar no Disney+

Novo filme do estúdio Pixar, distribuído pela Disney, chega ao streaming nesta sexta-feira (18)

17/06/2021 - 06h00

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Luca Pixar Disney
O personagem principal, Luca, é um monstro marinho adolescente que tem a habilidade de se transformar em humano quando está fora da água
(Foto: )

Luca, novo filme da Pixar, estreia no Disney+ nesta sexta-feira (18): o personagem principal, Luca, é um monstro marinho adolescente que tem a habilidade de se transformar em humano quando está fora da água. Ele e seu melhor amigo, outro monstro marinho, Alberto, decidem explorar a cidade costeira italiana de Portorosso durante o verão, e fazem amizade com uma menina chamada Giulia Marcovaldo. O filme é ambientado na Riviera italiana, entre as décadas de 1950 e 1960.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Quer saber mais sobre o filme e se preparar para a estreia? Confira abaixo algumas informações sobre o novo longa da Pixar!

6 curiosidades sobre Luca

Luca é dirigido por Enrico Casarosa

O cineasta e ilustrador italiano foi indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação em 2012, por La Luna. Esta é a primeira vez que ele dirige um longa-metragem.

> Seis filmes para entender Loki, série da Marvel que estreia no Disney+

Inspiração em mitos italianos

Os monstros marinhos do filme foram inspirados no folclore regional da costa da Itália - como o mito do polvo Tellaro, por exemplo, que há muitos séculos teria salvado os moradores de uma vila durante um ataque de piratas. Segundo o diretor, o fato de os meninos serem monstros marinhos também é uma metáfora para "sentir-se diferente dos outros", uma sensação comum na adolescência.

De A Fuga das Galinhas ao Studio Ghibli

Enrico Casarosa cita Federico Fellini e outros cineastas italianos clássicos como inspirações para a história do filme; mas também os trabalhos do japonês Hayao Miyazaki, um dos fundadores do lendário Studio Ghibli: Portorosso, aliás, o nome da cidade onde se passa a trama, é uma brincadeira com Porco Rosso, uma das obras de Miyazaki.

Enrico Casarosa cita Federico Fellini e outros cineastas italianos clássicos como inspirações para a história do filme
Enrico Casarosa cita Federico Fellini e outros cineastas italianos clássicos como inspirações para a história do filme
(Foto: )

Já a estética do longa foi inspirada nos filmes em stop-motion do cineasta Wes Anderson e também nas animações do estúdio Aardman Animations - responsável, entre outros, por A Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit.

> Resumo de Invocação do Mal: entenda a história e as conexões entre os filmes

Homenagem a Ennio Morricone

Luca é dedicado ao italiano Ennio Morricone, compositor lendário de trilhas sonoras, que a Pixar planejava convidar para assinar a trilha do filme - mas Morricone morreu em julho do ano passado, antes que a produção avançasse e o convite pudesse ser feito.

Dubladores

O elenco original de vozes conta com alguns nomes famosos: os intérpretes dos protagonistas Luca e Alberto são os jovens Jacob Tremblay e Jack Dylan Grazer, que estiveram, respectivamente, em O Quarto de Jack e It. A comediante Maya Rudolph, do Saturday Night Life, interpreta a mãe de Luca. Já a versão brasileira conta com as vozes de Cláuda Raia e Luís Miranda.

> Põe na Lista: entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de O Caso Evandro

Home office

Luca foi o primeiro filme da Pixar a ser feito praticamente todo em home office - o mais recente lançamento do estúdio, Soul, já estava com a produção bem avançada quando a pandemia começou. A data de estreia do filme, porém, não foi adiada: Luca estava previsto para 18 de junho de 2021 desde o primeiro anúncio; porém, claro, inicialmente a Disney e a Pixar pretendiam lançar o filme nos cinemas - com a pandemia, a estreia foi alterada para o streaming.

> Nova animação Ron Bugado imagina a amizade entre um estudante e um robô defeituoso

Colunistas