nsc
    dc

    Eleições

    Mais de 1 milhão de eleitores em SC ainda não justificaram ausência nas Eleições 2020

    Prazo para fazer justificativa junto à Justiça Eleitoral termina na próxima quinta-feira (14)

    09/01/2021 - 08h02

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Eleições 2020 em Florianópolis
    Pleito realizado em meio à pandemia de coronavírus teve recorde de abstenções em todo o país
    (Foto: )

    Mais de 1 milhão de eleitores que não compareceram às urnas nas Eleições 2020 em Santa Catarina ainda não justificaram a ausência, informou nesta sexta-feira (8) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). O prazo para fazer a justificativa encerra na próxima quinta-feira (14).

    > Governo de SC define interlocutor para reforma da previdência

    De acordo com informações da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, 1.169.687 milhões de eleitores catarinenses deixaram de votar no primeiro turno das últimas eleições, realizado no último dia 15 de novembro. O número corresponde a 22,47% do eleitorado. Até o momento, o TRE-SC informou ter recebido 116.066 justificativas.

    O alto índice de abstenção, observado em todo o país, foi registrado em eleição marcada por mudanças por conta da pandemia de coronavírus. Além do atraso na realização do pleito, inicialmente previsto para 4 de outubro, a votação ocorreu com regras de prevenção à Covid-19, e os eleitores que apresentavam sintomas na data da eleição foram orientados a ficar em casa.

    Para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral, é preciso comprovar porque não foi possível participar do pleito. O eleitor faltante ou impossibilitado para o exercício do voto (por motivo de doença, viagem ou outra situação relevante) pode fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica, disponível no site do TRE-SC.

    > Twitter suspende conta de Donald Trump permanentemente

    Para encaminhá-la, é exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Já para o eleitor estava fora do país no dia da eleição, a justificativa pode ser encaminhada em qualquer data, até 30 dias a partir do retorno ao país.

    O eleitor que não votou e não justificou poderá regularizar sua situação eleitoral pagando multa correspondente a R$ 3,51 para cada turno.

    A emissão de boletos (Guia de Recolhimento da União – GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais poderá ser feita pela internet ou pelo aplicativo e-Título.

    Leia também

    > Governador Carlos Moisés se prepara para sair do PSL

    > Secretários de Blumenau deixam o DEM para permanecer no governo Mário Hildebrandt

    > SC tem risco de mais temporais neste sábado, alerta Defesa Civil

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas