nsc
    dc

    Pandemia

    Mais de 400 profissionais da saúde pediram demissão em SC durante a pandemia

    Número de afastamentos para tratamentos de saúde soma mais de 311 mil dias

    24/03/2021 - 10h22 - Atualizada em: 24/03/2021 - 10h23

    Compartilhe

    Catarina
    Por Catarina Duarte
    Mais de 400 profissionais da saúde pediram demissão em SC durante os meses de pandemia
    Mais de 400 profissionais da saúde pediram demissão em SC durante os meses de pandemia
    (Foto: )

    Na linha de frente no combate ao coronavírus há um ano, médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais ligados à saúde do Estado somam 465 pedidos de demissão nos meses de pandemia. O dado considera apenas servidores estaduais.

    > Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

    > Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

    Dos 465 pedidos de demissão, 214 foram de médicos, 85 de técnicos de enfermagem, 66 de enfermeiros e 100 de pessoas que atuam em outras funções ligadas à área. O motivo das demissões não foi divulgado.

    Os dados são da Secretária de Estado da Saúde (SES), que também forneceu detalhes sobre os afastamentos. Segundo a SES, se somadas as lincenças de curto, médio e longo prazo de todos os servidores da saúde, o número de dias ultrapassa 311 mil. Tratamentos de saúde são o principal motivo.

    Em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 116 profissionais pediram demissão durante a pandemia. As causas alegadas estão relacionadas a motivos de saúde, contudo, segundo a pasta, nenhum está ligado a doenças psíquicas.

    Até fevereiro, a prefeitura da Capital contabilizou 194 afastamentos. A maioria foi de técnicos de enfermagem, 119, seguidos por enfermeiros (39) e médicos (36).

    > É falso o calendário de vacinação contra Covid-19 que circula no Whatsapp

    Relatos de exaustão

    O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde (SindSaude) diz ter recebido diversos relatos de exaustão ligados à rotina nas unidades de saúde. Segundo o presidente da entidade, Djeison Stein, os profissionais não estão dando conta de atender ao grande fluxo de pacientes.

    — O cenário geral é que o pessoal está bem cansado e não está dando conta [...] Os relatos são recorrentes no dia a dia do sindicato. Nós temos diretores que estão lá na base fazendo trabalho de atendimento à população e o que chega é que a situação está cada vez pior — comenta.

    Na avaliação de Stein, é necessária uma mobilização por mais contratações. Ele fala ainda que há uma demanda por profissionais para atuar nas UTIs, mas que a preparação deste grupo exige um período de pelo menos dois anos.

    > Bebê de sete meses é a mais jovem a morrer por Covid-19 em Joinville

    Contratação de mais profissionais

    Segundo a SES, os profissionais de saúde afastados foram substituídos de duas formas. Nos casos de licenças de curto e médio prazo, os servidores acabaram substituídos por colegas do próprio quadro com hora plantão, uma espécie de hora extra.

    Já quando há afastamentos de longo prazo, os profissionais são substituídos por admissão de servidores com contrato ACT.

    Em Florianópolis, a prefeitura informou que realizou três editais de processos seletivos e contratou 682 novos profissionais da saúde. Em todos os concursos foram abertas vagas para médicos e em dois deles de técnicos de enfermagem. Ao todo, 682 novos funcionários.

    > O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

    Santa Catarina enfrenta crise

    Desde o início da pandemia, mais de 774,4 mil pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus em Santa Catarina, sendo que 9.833 mil delas morreram em decorrência de complicações causadas pela doença.

    Há lotação em hospitais e 337 pessoas estavam na fila de espera por UTI para tratamento de Covid até esta terça-feira (23).

    Leia também:

    > Teste de Covid: saiba preço e tudo sobre tipos, resultados e onde fazer

    > Consórcio por vacinas contra Covid tem a participação de 49 cidades catarinenses

    > Identificado homem que morreu atingido por muro durante temporal em Blumenau

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas