nsc
santa

Análise

Médico lamenta fujões da 2ª dose em Blumenau: "Benefício é maior que o efeito colateral"

Boa parte dos que negligenciaram a segunda dose da vacina contra o coronavírus em Blumenau justificou ter medo da reação

12/11/2021 - 16h00

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Especialista comenta justificativa dos "fujões" da vacina em Blumenau
Especialista comenta justificativa dos "fujões" da vacina em Blumenau
(Foto: )

"O benefício da vacina contra a Covid-19 é infinitamente maior que o efeito colateral que ela pode causar".

As palavras são do infectologista Amaury Mielle ao saber que boa parte dos 11,1 mil fujões da segunda dose em Blumenau não procuraram a central de vacinação por medo da reação. Levantamento feito pela prefeitura a pedido do Santa mostra que a maioria dos que negligenciam a segunda aplicação tem entre 30 e 49 anos, é homem (52%) e tomou a vacina da fabricante Astrazeneca.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

— A da Astrazeneca é uma tecnologia diferente, com o material para desenvolver os anticorpos e com vírus inócuo, que não causa infecção. Os efeitos colaterais são pelo tipo da vacina e pelas características individuais de cada um — explica o médico.

Ele também ressalta que não há uma regra: se a pessoa teve reação na primeira dose, não necessariamente terá na segunda ou com a mesma intensidade. Tudo depende do organismo. Por isso, não há nenhuma relação entre efetividade e efeito colateral. Ou seja, sentir algo ou não depois da aplicação não é sinônimo de que a vacina fará mais ou menos efeito.

Mielle destaca que se a pessoa teve uma reação mais grave, algo raro, mas que pode acontecer, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) precisa ser notificada para registrar o caso e buscar uma solução, como a troca da marca da vacina na próxima aplicação. Agora, se for apenas um mal-estar passageiro, com sintomas que lembram os do coronavírus, um remédio e descanso devem resolver.

— Tem que completar a vacinação. Tem que pensar no benefício imunológico que vai ter. Imunizar-se é uma responsabilidade social — finaliza o especialista.

> Efeitos colaterais da AstraZeneca

> Efeitos colaterais da Pfizer

> Efeitos colaterais da Janssen

> Efeitos colaterais da Coronavac

Pandemia em Blumenau

Até esta quinta-feira (11), 73% da população havia tomado a primeira dose da vacina em Blumenau. Totalmente imunizados são 61%. Há 276 contaminados no momento e desde a chegada da pandemia 666 moradores morreram devido às complicações da Covid-19. Nos hospitais, 12 estão na UTI e nove na enfermaria.

Leia também:

‘Fujões’ da vacina Covid: 11 mil moradores de Blumenau deixaram de tomar a 2ª dose

Balneário Camboriú sobe para 3º lugar entre os imóveis mais caros do Brasil após alargamento

Previdência complementar de SC voltará à Alesc sem deputados e comissionados

Colunistas