“O benefício da vacina contra a Covid-19 é infinitamente maior que o efeito colateral que ela pode causar”.

Continua depois da publicidade

As palavras são do infectologista Amaury Mielle ao saber que boa parte dos 11,1 mil fujões da segunda dose em Blumenau não procuraram a central de vacinação por medo da reação. Levantamento feito pela prefeitura a pedido do Santa mostra que a maioria dos que negligenciam a segunda aplicação tem entre 30 e 49 anos, é homem (52%) e tomou a vacina da fabricante Astrazeneca.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

— A da Astrazeneca é uma tecnologia diferente, com o material para desenvolver os anticorpos e com vírus inócuo, que não causa infecção. Os efeitos colaterais são pelo tipo da vacina e pelas características individuais de cada um — explica o médico.

Ele também ressalta que não há uma regra: se a pessoa teve reação na primeira dose, não necessariamente terá na segunda ou com a mesma intensidade. Tudo depende do organismo. Por isso, não há nenhuma relação entre efetividade e efeito colateral. Ou seja, sentir algo ou não depois da aplicação não é sinônimo de que a vacina fará mais ou menos efeito.

Continua depois da publicidade

Mielle destaca que se a pessoa teve uma reação mais grave, algo raro, mas que pode acontecer, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) precisa ser notificada para registrar o caso e buscar uma solução, como a troca da marca da vacina na próxima aplicação. Agora, se for apenas um mal-estar passageiro, com sintomas que lembram os do coronavírus, um remédio e descanso devem resolver.

— Tem que completar a vacinação. Tem que pensar no benefício imunológico que vai ter. Imunizar-se é uma responsabilidade social — finaliza o especialista.

> Efeitos colaterais da AstraZeneca

> Efeitos colaterais da Pfizer

> Efeitos colaterais da Janssen

> Efeitos colaterais da Coronavac

Pandemia em Blumenau

Até esta quinta-feira (11), 73% da população havia tomado a primeira dose da vacina em Blumenau. Totalmente imunizados são 61%. Há 276 contaminados no momento e desde a chegada da pandemia 666 moradores morreram devido às complicações da Covid-19. Nos hospitais, 12 estão na UTI e nove na enfermaria.

Leia também:

‘Fujões’ da vacina Covid: 11 mil moradores de Blumenau deixaram de tomar a 2ª dose

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú sobe para 3º lugar entre os imóveis mais caros do Brasil após alargamento

Previdência complementar de SC voltará à Alesc sem deputados e comissionados

Destaques do NSC Total