nsc
    santa

    Pandemia

    Mortes aumentam, mas número de casos ativos de coronavírus despenca em Blumenau nos últimos três dias

    Índice de recuperados atingiu a maior marca desde o início da pandemia, mas cidade chega ao 15º dia seguido com registro de óbitos por Covid-19

    24/08/2020 - 07h33

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Ambulatório para Casos Suspeitos da Vila Germânica, em Blumenau.
    Ambulatório para Casos Suspeitos da Vila Germânica, em Blumenau.
    (Foto: )

    O número de casos ativos de coronavírus despencou em Blumenau nos últimos três dias. Conforme dados divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde, o índice passou de 2,1 mil pacientes na quinta-feira (20) para 1.021 neste domingo (23). Esse cenário, aliado à diminuição do número de novos testes positivos para a Covid-19, fez com que a cidade alcançasse a maior taxa de recuperados desde o início da pandemia: 90%.

    > Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região por WhatsApp

    No gráfico abaixo você, leitor, confere esse cenário. A linha azul, que mostra total de casos contabilizados, estabilizou o crescimento da curva nos últimos 10 dias. O indicador verde, que aponta o número de recuperados, vinha na mesma estabilização, mas teve um salto de sexta a domingo. Como consequência, a linha rosa, que indica os casos ativos despencou. Esse, inclusive, é o menor número de pacientes ativos em Blumenau em quase dois meses.

    Na semana passada, a reportagem do Santa havia destacado que embora a média móvel de novos casos — total dos últimos sete dias, dividido por sete — ter caído de forma considerável, a quantidade de casos ativos da Covid-19 ainda se mantinha alto, acima de 2 mil. O índice, preocupante até então, foi aliviado depois que a prefeitura de Blumenau considerou quase 1,3 mil pessoas — que haviam se infectado em julho, no pico da pandemia — como recuperadas da doença.

    Números de mortes cresceu

    Na contramão desse dado positivo está o número de mortes. Apesar de a quantidade de pessoas infectadas estar diminuindo em Blumenau desde o fim de julho, os óbitos relacionados à Covid-19 não deram trégua. No fim de semana, inclusive, o município chegou ao 15º dia consecutivo com registro de moradores que perderam a luta para o coronavírus. Desde 11 de julho, apenas seis dos 44 dias que se passaram não tiveram mortes computadas.

    Os dois gráficos que você vê abaixo deixam isso claro. O primeiro deles é a taxa de letalidade — que mostra o percentual de pessoas infectadas que não resistiram ao coronavírus. Esse índice se manteve em um patamar baixo em relação ao Estado e ao país, entre 0,40% e 0,50% até o fim de julho. Desde então, a curva só subiu. Neste domingo, essa taxa alcançou a marca de 0,98%, mesmo dia em que Blumenau confirmou 110 vidas perdidas para a Covid-19 — veja no segundo gráfico. 

    Coronavírus em Blumenau

    Os dados divulgados neste domingo pela prefeitura mostram que Blumenau chegou à marca de 11.240 moradores que contraíram a Covid-19. Foram 36 a mais em relação ao dia anterior. Em contraste, a cidade teve duas novas mortes, somando 110 no total. São 1.021 casos ativos e, desses, 46 estão em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 24 em leitos de enfermaria.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas