O movimento Antonietas expandiu sua atuação com mulheres representativas em diversos setores de Santa Catarina. Criado há cerca de um ano e meio pela NSC, o projeto convidou lideranças da Grande Florianópolis para propagarem a valorização da mulher, nesta primeira fase.

Continua depois da publicidade

O movimento tem foco em histórias reais, iniciativas, discussões comportamentais que valorizam a mulher, com conteúdos veiculados em todos os veículos da NSC. Desde maio de 2024, foram publicados mais de 500 conteúdos editoriais sobre a temática e promovidos três eventos abertos para toda a sociedade com palestras sobre violência doméstica, saúde mental, pioneirismo e representatividade da mulher negra, entre outros temas. Participaram das iniciativas as jornalistas Leilane Neubarth e Ana Paula Araújo.

Com as embaixadoras, o movimento se propõe a disseminar sua essência e propagar a valorização da mulher, a paridade e outras discussões que fazem parte do dia a dia da mulher catarinense. O objetivo é unir a sociedade e impulsionar uma Santa Catarina cada vez mais igual entre os gêneros.

Nesta primeira etapa, foram destacadas embaixadoras da região de Florianópolis, mas a intenção é reunir representantes de regiões de Santa Catarina a partir de 2026, com eventos temáticos pelo Estado. As participantes atuarão com sugestões de pauta, parcerias e divulgação do movimento.

— O Antonietas é um movimento perene, com o objetivo de construir legado na sociedade catarinense. Ter líderes tão incríveis conosco é uma honra e uma maneira de refinar os rumos do movimento e o foco dos conteúdos publicados em todos os veículos da NSC — diz a gerente-geral de Telejornalismo da NSC TV, e uma das integrantes do Antonietas, Daniella Peretti.

Continua depois da publicidade

Embaixadoras Antonietas

Conheça algumas embaixadoras do movimento Antonietas:

  • Adriana Freitas – médica mastologista
  • Annalisa Blando – empreendedora, planejadora financeira pessoal e consultora de valores mobiliários
  • Daiane Gubert – educadora financeira
  • Eveline Orth – produtora cultural
  • Fernanda Bornhausen – conselheira, empresária e psicóloga
  • Grasiela Medeiros – fundadora da rede de empreendedorismo Conecta Migra
  • Jessica Cardoso – fundadora do interprêta – que gera renda para mulheres pretas através da acessibilidade comunicacional (LIBRAS)
  • Priscila de Freitas – escritora, mestre em educação e cofundadora do projeto Viva Monte Serrat
  • Sabrina Aroucha – nefrologista pediátrica
  • Solange Adão – atriz e arte educadora. Coordenadora do Pegada Nagô
  • Valda Stange – empresária, CEO da Top Med
  • Vanessa Cavallazzi – procuradora-geral de Justiça do Ministério Público SC

Quem foi Antonieta de Barros?

O movimento Antonietas é inspirado na história precursora da catarinense Antonieta de Barros. Ela foi a primeira deputada negra do Brasil. Antonieta nasceu em 1901 na antiga Desterro, hoje Florianópolis, e foi eleita deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 1934. Antonieta também é reconhecida por ser defensora das mulheres e por ter lutado por uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no Sul do país.

O Movimento Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Raquel Vieira