Uma mulher foi alvo de tiros em uma tentativa de feminicídio, no bairro Efapi, em Chapecó, neste sábado (6). De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta de 12h15min.

Continua depois da publicidade

A vítima, uma mulher de 40 anos, foi conduzida ao hospital em estado estável, segundo a polícia. Já o autor, um homem de 43, tentou tirar a própria vida após o crime. Ele também foi levado ao hospital para atendimento médico.

A arma do crime era um revólver de calibre 38, com registro de furto, informou a PM.

De acordo com a polícia, o homem não aceitava o fim do relacionamento. Não foi informado quantos tiros foram disparados contra a mulher. O caso, agora, será investigado pela Polícia Civil.

Feminicídio pôs fim a vida de uma mulher a cada semana em SC

Um levantamento feito com base nos dados da Secretária de Segurança Pública (SSP) mostrou que Santa Catarina registrou 324 feminicídios desde 2020. Ou seja, em média, são 54 vítimas por ano, o que equivale a uma mulher assassinada por semana.

Continua depois da publicidade

Os dados do Observatório da Violência Contra Mulher apontam que, até outubro de 2025, 38 mulheres foram mortas em razão de gênero no Estado. Até o dia 24 de novembro, segundo a Polícia Civil, outras nove foram vítimas de feminicídio.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência Doméstica da OAB Nacional, Tammy Fortunato, Santa Catarina está no top 10 entre os estados que mais mata mulheres por serem mulheres em contexto de violência doméstica. 

A maioria dos casos de feminicídios em 2025, segundo Observatório da Violência Contra Mulher, foi cometido pelo companheiro (11) ou marido da vítima (8). Outros casos envolvem ex-companheiros (6), namorados (5) e ex-namorados (2). Do total, 22 agressores estão presos, 10 cometeram suicídio e outros seis são considerados foragidos. A maioria dos crimes foi cometido por arma branca (19), seguido por arma de fogo (8) e agressão física (3). 

Novembro foi mais letal para as mulheres de SC 

No final de novembro, Catarina Karsten, de 31 anos, foi estuprada e morta na trilha da Praia do Matadeiro, em Florianópolis. O caso repercutiu e chocou Santa Catarina, e a vítima entrou para as estatísticas do número alarmante de mulheres mortas por serem mulheres em novembro deste ano em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Segundo a Polícia Civil, foram nove feminicídios cometidos até o dia 21 deste mês. O total faz deste mês o mais violento do ano na comparação com dados do Observatório de Violência contra a Mulher, que tem informações atualizadas até outubro.

Quem são as vítimas de feminicídio em novembro em SC

Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda

*Sob supervisão de Luana Amorim