O empresário Ednaldo José Marcos, conhecido como Nado (Pros), será o novo vereador de Joinville. Ele assume a vaga deixada por Sidney Sabel (DEM), que teve o mandato cassado após o partido Democratas ter todas as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Câmara de Vereadores de Joinville foi notificada na tarde da última quarta-feira (19) pelo juíz Fernando Seara Hickel, da 95ª Zona Eleitoral, sobre a mudança no resultado da última eleição para vereador.
Com o indeferimento das candidaturas, o partido Democratas perde a vaga até hoje ocupada por Sidney Sabel e agora pertencente ao Pros. Nado será convocado e deve assumir como vereador titular da 19ª Legislatura a partir da próxima segunda-feira (24).
Nado tem 49 anos, nasceu em Luiz Alves e fez 2.287 votos nas eleições municipais de 2020. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TRE-SC), ele tem formação em nível superior, é empresário, casado e pai de quatro filhos. Vai cumprir seu primeiro mandato como vereador em Joinville.
Continua depois da publicidade
> Câmara de Joinville prepara mais emendas e quer votar reforma da Previdência no início de junho
Denúncia contra o partido Democratas
O Democratas foi denunciado pelo Pros por ter utilizado candidaturas “fantasma” para preencher o índice mínimo legal de candidaturas do sexo oposto. Os processos já foram julgados pela Justiça Eleitoral e a Câmara de Vereadores aguardava apenas a confirmação do novo resultado das eleições pelo cartório eleitoral.
Nesta semana, Sidney Sabel renunciou às vagas nas duas comissões das quais participava, de Economia e Urbanismo. Ele indicou o vereador Cassiano Ucker (Cidadania) para ambas as comissões, mas a nova composição destes colegiados ainda precisará ser ratificada pelo plenário.
Sabel está recorrendo da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o recurso não impede a posse de Nado como novo vereador. A situação pode mudar apenas se o ex-parlamentar, do DEM, conseguir um decisão favorável na Justiça até a próxima segunda-feira.
Leia também
> 38º Festival de Dança de Joinville é adiado para outubro com formato híbrido
Continua depois da publicidade
> Joinville abre agendamento para vacinar 5,5 mil pessoas com comorbidades contra a Covid-19
> Programa de Joinville para tratar AVC é considerado o melhor do mundo em prêmio internacional
