Joinville pode ter neve nos próximos dias? Com o frio intenso e o registro do fenômeno em SC na última segunda-feira (28), a pergunta pode ter surgido na cabeça de muitos joinvilenses. Por isso, o AN foi atrás das respostas para entender o que podemos esperar desta onda de frio que passa pela região.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, há ainda uma pequena possibilidade de neve para a região do Planalto Sul de SC, onde existe umidade relacionada a um ciclone posicionado próximo do Uruguai. No entanto, para o restante do Estado, a neve deve aparecer apenas na próxima onda de frio.
Isso significa que Joinville não deve ter neve nos próximos dias, mas ainda terá chances de receber o fenômeno no inverno de 2021. A Epagri/Ciram espera pelo menos outras duas ondas de frio durante a estação em Santa Catarina. Será a oportunidade da maior cidade do Estado registrar o fenômeno mais uma vez.
> Neve, sincelo e geada: os extremos do ar polar que está em SC
Continua depois da publicidade
Neste ano, o mais próximo que Joinville chegou disto foi nesta terça-feira (29), quando registrou chuva congelada, que normalmente antecede a precipitação de neve. Segundo Gilsânia, para a formação de neve são necessários frio intenso e umidade o suficiente para a formação de nuvens.
A neve já passou por Joinville em outras duas oportunidades. A primeira vez foi em 2013, quando foi vista na região do limite com Campo Alegre. No mesmo local, conhecido como Serra Smith, o fenômeno foi registrado pela segunda vez na história, em agosto de 2020.
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Frio intenso e geada nos próximos dias
A madrugada e o amanhecer de quarta-feira (30) devem ser de frio intenso e possibilidade de geada em Santa Catarina. Para quem passou frio nesta terça-feira, a recomendação é separar mais um cobertor porque a próxima noite pode ser ainda mais gelada.
– Será uma madrugada bem fria e, em algumas cidades, a temperatura deve ser próxima ou ainda menor do que hoje (terça). Podemos ter geada em áreas altas do Estado, como em lugares que tem serra – explica Gilsânia.
Continua depois da publicidade
> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
A meteorologista da Epagri/Ciram explica que a geada acontece quando há vento fraco, céu claro e temperatura de até 4°C. A temperatura mínima prevista para Joinville é de 6°C, mas há possibilidade de geada em áreas de maior altitude, como a região próxima do limite com Campo Alegre, onde o frio pode ser ainda mais intenso.
A previsão indica temperaturas mais altas e frio menos intenso a partir de quinta-feira (1) em Santa Catarina. Consequentemente, a possibilidade de geada também começa a reduzir em todo o Estado.
Leia também:
Joinvilense morre afogado em lago da Itália ao tentar salvar os filhos
Quatro mortos em acidente na BR-280, em Araquari, eram da mesma família
Erosão na SC-418 preocupa motoristas e autoridades no Norte de SC; veja imagens
Mais ossos humanos são encontrados em lavoura onde crânio foi achado em Canoinhas
