O presidente Lula (PT) destacou avanços sociais, econômicos e institucionais de seu governo durante pronunciamento de Natal exibido em rede nacional de rádio e televisão na noite de quarta-feira (24), véspera de Natal.

Continua depois da publicidade

Durante a fala de mais de seis minutos, o presidente citou as negociações do tarifaço e a isenção do Imposto de Renda como conquistas de sua gestão em 2025. Ele também sinalizou a defesa do fim da escala 6×1 e do combate ao crime organizado e à violência contra a mulher como bandeiras para o ano que vem.

— Um ano difícil, com muitos desafios, mas um ano em que todos que torceram ou jogaram contra o Brasil acabaram perdendo. Um ano em que o povo brasileiro sai como o grande vencedor — iniciou Lula.

Tarifaço dos Estados Unidos e diplomacia

Lula citou o tarifaço imposto pelos Estados Unidos como um dos principais desafios enfrentados pelo país em 2025. Segundo o presidente, a resposta do governo foi apostar no diálogo e na diplomacia para proteger empresas e empregos.

— Apostamos na diplomacia, protegemos nossas empresas, evitamos demissões. Nossa soberania e nossa democracia saíram vencedoras e o povo brasileiro venceu — disse.

Continua depois da publicidade

Isenção do Imposto de Renda

Outro ponto enfatizado foi a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, medida que passa a valer a partir de janeiro.

— Para milhões de brasileiras e brasileiros, o último dia do ano também será o último dia com Imposto de Renda descontado no salário. A partir de janeiro, com o fim do IR, milhões de famílias terão um dinheiro extra todos os meses — disse.

Fim da escala 6×1

O presidente também defendeu o fim da escala de trabalho 6×1, sem redução de salário, e afirmou que a pauta é uma demanda da população.

— Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e que tenha apenas um dia para descansar o corpo e a cabeça, passear com a família, cuidar da casa, se divertir e acompanhar de perto o crescimento dos filhos — disse.

Continua depois da publicidade

Avanços sociais e saída do Mapa da Fome

Na sequência, Lula destacou resultados sociais do governo, entre eles a saída do Brasil do Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização do salário mínimo.

— Investimos muito na geração de empregos e na alimentação nas escolas — declarou.

O presidente afirmou ainda que o país registrou os menores índices de pobreza e desigualdade da história e que, apenas em 2025, dois milhões de pessoas deixaram o Bolsa Família após melhora na renda.

Na área social, o presidente citou programas como Agora Tem Especialistas, Pé-de-Meia, Gás do Povo e Luz do Povo, além da retomada do Minha Casa Minha Vida e das obras do Novo PAC e da Transposição do Rio São Francisco.

Segurança pública e violência contra a mulher

Entre os desafios para 2026, Lula citou o crime e a violência. Ele elogiou as operações contra o crime organizado realizadas pela Polícia Federal e disse pela primeira vez o “andar de cima” foi atingido

Continua depois da publicidade

— Nenhum dinheiro ou influência vai impedir a Polícia Federal de ir adiante — afirmou o presidente.

Lula aproveitou para se manifestar sobre a violência contra as mulheres:
 
— Vou liderar um grande esforço nacional envolvendo ministérios, instituições e toda a sociedade brasileira. Nós que somos homens devemos fazer um compromisso de alma. Em nome de tudo que é mais sagrado, seja um aliado.

Internacional

No âmbito internacional, Lula destacou que o Brasil voltou a ser respeitado e admirado pelo mundo. Cerca de 9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país no ano da COP30, em Belém do Pará, o maior evento climático do mundo.
 
— A COP30 foi um sucesso e consolidou o Brasil como liderança global no tema mais importante deste século. Mas também enfrentamos um desafio inédito: o Tarifaço contra o Brasil. Mas mostramos ao Brasil e ao mundo que somos do diálogo, da fraternidade e não fugimos da luta.