nsc
hora_de_sc

TV

Novela "Nos Tempos do Imperador" dá continuidade à trama de "Novo Mundo"

Com Selton Mello no papel de Dom Pedro II, a produção estreia nesta segunda-feira (9)

08/08/2021 - 10h54

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Nos Tempos do Imperador
"Nos Tempos do Imperador" se passa mais de 30 anos depois de "Novo Mundo", focando em um Dom Pedro II já adulto
(Foto: )

Quase ao estilo das séries de TV e streaming, com suas diversas temporadas, Nos Tempos do Imperador, nova novela da Globo, é uma continuação de Novo Mundo, que foi ao ar em 2017: Novo Mundo narrava a chegada da corte imperial portuguesa ao Brasil em 1808 e acompanhava a trajetória de Dom Pedro I; enquanto Nos Tempos do Imperador se passa mais de 30 anos depois, focando em um Dom Pedro II já adulto. A nova trama estreia nesta segunda-feira (9), no horário das seis.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

- A ideia de criar uma sequência foi de Alessandro Marson e Thereza Falcão, os autores titulares, e veio do desejo de falar sobre o Brasil, sobre como começou essa "construção" do Brasil - explica Lalo Homrich, autor colaborador de Nos Tempos do Imperador. Lalo é catarinense de Florianópolis, e trabalha na Globo desde 2016. - Nos Tempos do Imperador se passa entre 1856 e 1870; são 14 anos de novela. Contamos como era o Brasil daquele momento e mostramos a busca de Dom Pedro II por investimentos em educação, tecnologia, ciência.

- Também retratamos os impactos da Guerra do Paraguai no Brasil e entramos em questões como o envolvimento secreto de Dom Pedro II com a Condessa de Barral; um romance que só veio à tona mais de 100 anos depois - ele detalha. - Alguns personagens de Novo Mundo aparecem em Nos Tempos do Imperador, mais velhos, fazendo um elo entre as duas produções.

> Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones, vai ficar de fora da nova turnê da banda

Lalo morou em Florianópolis, onde fez faculdade e mestrado em jornalismo, até os 25 anos - ele trabalhava na NSC quando surgiu a oportunidade de se mudar para o Rio de Janeiro (RJ) e trabalhar na Globo. Inicialmente dedicado ao núcleo de jornalismo, Lalo logo se mudou para o Projac, onde trabalhou em programas como o Encontro com Fátima Bernardes e o Caldeirão do Huck.

- Quando fiz Doutorado em Comunicação na PUC-RIO, minha tese analisava personagens transexuais em novelas da Globo; então nesse processo eu acabei me aproximando muito dos autores, diretores da emissora - ele conta. - Nisso surgiu o papo desse meu desejo de migrar para a dramaturgia, e as coisas foram acontecendo. Nos Tempos do Imperador tem essa veia histórica, literária, de pesquisa, então eles acharam que tinha o meu perfil.

De fato: a novela conta com um time de três pesquisadores, pela quais passa a aprovação dos roteiros de cada capítulo.

Selton Mello interpreta Dom Pedro II na nova produção
Selton Mello interpreta Dom Pedro II na nova produção
(Foto: )

- A Thereza e o Alê se preocuparam muito em trazer elementos da realidade para a história - diz Lalo sobre os autores. - Claro, foram feitas alterações para deixar a história mais atrativa, mais interessante para o público; afinal, é uma novela. Mas a preocupação com o que realmente aconteceu sempre esteve presente. Temos protagonistas reais, e também personagens fictícios que representam pessoas que provavelmente existiram mesmo no Brasil naquela época e estavam inseridos na sociedade.

Nos Tempos do Imperador conta com um elenco principal de peso, com Selton Mello (no papel do protagonista, Dom Pedro II), Letícia Sabatella (como a Imperatriz Teresa Cristina) , Giulia Gayoso (princesa Isabel), Bruna Griphao (princesa Leopoldina), Mariana Ximenes (Luísa, a Condessa de Barral), Thierry Tremouroux (Eugênio, marido de Luísa) e Alexandre Nero (Tonico). Também estão no elenco Gabriela Medvedovski, Daphne Bozaski, José Dumont, Michel Gomes, Roberto Bonfim, Heslaine Vieira, Paula Cohen, Ernani Moraes, João Pedro Zappa, Gabriel Fuentes, Roberta Rodrigues, Vivianne Pasmanter, Guilherme Piva, Augusto Madeira, Dani Ornellas e Rogério Brito.

> Baterista é expulso do The Offspring por não tomar vacina contra covid

Serão 155 capítulos para contar a história, que não deve terminar por aí: a saga deve ganhar ainda uma terceira parte; uma novela focada na história da Princesa Isabel.

- É a primeira novela completamente inédita da Globo desde o início da pandemia, então a expectativa é muito grande - declara Lalo. - Seguimos uma série de protocolos de trabalho para conseguir fazer tudo de maneira segura. Estamos bem felizes e emocionados, e esperando que todo mundo embarque nessa história com a gente. Acho que a novela pode nos fazer repensar o nosso país, a nossa política, a nossa cultura, com muito amor e leveza.

Veja o trailer de Nos Tempos do Imperador:

Veja também:

> 50 anos de O Exorcista serão marcados por nova trilogia

> Artista de Florianópolis se une a colegas de diferentes sotaques para cantar sobre o Brasil atual

> Cantora e compositora lança álbum visual com paisagens catarinenses

Colunistas