nsc
dc

Queda!

Número de casamentos cai 27% em 2020 em relação ao ano anterior em SC

Os dados colocam Santa Catarina na 14ª posição no ranking de Estados que mais registraram casamentos durante o período analisado

19/11/2021 - 17h17

Compartilhe

Diane
Por Diane Bikel
Os números caíram em 9 mil, segundo o IBGE
Os números caíram em 9 mil, segundo o IBGE
(Foto: )

O número de casamentos em Santa Catarina caiu 27% em 2020, em relação ao ano anterior. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que em 2019 o Estado registrou cerca de 33 mil casamentos. Já no ano passado, esse número foi de 24.198.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Os dados colocam Santa Catarina na 14ª posição no ranking de Estados que mais registraram casamentos durante o período analisado.

A queda é analisada de várias formas por especialistas, sob o contexto da pandemia e também mudanças nas relações modernas.

De acordo com a psicóloga Catarina Gewerh, as relações que geram "permanência" estão se desagregando com a vida moderna. Isso porque existe uma procura maior em direção a realização pessoal, o que acaba por diminuir o senso de negociação.

- É preciso entender que o outro entrega o que ele tem. E se eu quiser forçar esse outro a ser o que atende o meu desejo, ele se torna uma tentativa 'frustrada', já que se perde dele próprio. Consequentemente, fica irritado e eu também. Aí separa - diz.

A queda nos números, conforme explica, acontece a partir do momento em que o outro não está disponível para se tornar alguém diferente, e, nestes casos, como não há negociação, é mais difícil manter uma relação.

> Campanha Papai Noel dos Correios tem cartas disponíveis para adoção em SC; saiba como participar

A médica psiquiatra Julia Trindade explica também que a diminuição no número de casamentos em Santa Catarina tem relação com a pandemia. Segundo ela, muitas perdas, tendo em vista as mais de 600 mil mortes no país por conta da Covid, tiram a 'alegria' que, muitas vezes, o casamento traz.

- Não faz mais sentido a celebração. A pandemia nos tirou muito desse ritual de passagem - explica.

> Biscoitos decorados de Natal podem ser renda extra no fim do ano

Segundo a especialista, existe uma tendência de que as pessoas se conectem mais entre si nos próximos anos, o que pode vir a aumentar o número de casamentos novamente.

No Brasil, a queda registrada foi de 26,1%. Menor do que em Santa Catarina.

Casamento homossexual

O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo diminuiu cerca de 32%, segundo o IBGE. Apenas 1% do total - 24.198 - aconteceram entre homossexuais. Desses, 57% foram entre mulheres e 43% entre homens.

Santa Catarina foi o 5º estado no país com maior número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo.

Leia também

Mais de 300 motos serão leiloadas pelos Correios em SC; lance mínimo R$ 500

Articulação com Romário vai permitir inscrição de atletas de SC nas Paralimpíadas Escolares

SC prepara mudanças nas regras da pandemia para escolas

Colunistas