nsc
santa

Pandemia

Número de moradores de Blumenau com Covid-19 em UTIs é o menor em 50 dias

Ocupação dos leitos de terapia intensiva, que já foi alarmante, hoje está em 35% segundo a Secretaria de Saúde

29/08/2020 - 11h49

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Ao todo, 20 blumenauenses estão internados em UTIs.
Ao todo, 20 blumenauenses estão internados em UTIs.
(Foto: )

O número de moradores de Blumenau internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município é o menor desde o dia 9 de julho. Um levantamento feito pelo Santa com base nos dados divulgados pela Secretaria de Promoção da Saúde mostra que, 50 dias atrás, eram 20 pacientes graves hospitalizados, mesmo número divulgado nesta sexta-feira (28).

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O indicador de internações por Covid-19 em leitos de terapia intensiva, assim como outros números relacionados à pandemia em Blumenau, atingiu o pico no fim de julho e manteve um platô até a primeira quinzena de agosto. Em 25 de julho, 53 habitantes da cidade estavam, simultaneamente, hospitalizados em UTIs com a confirmação do coronavírus. O patamar se manteve alto, acima de 40 casos, até a metade de agosto (confira no gráfico abaixo).

Dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo município apontam que a ocupação de leitos de UTI chegou à casa dos 35%. O número vem diminuindo gradativamente. Na quinta (27), eram 39%. Na quarta (26), 48%. Na terça (25), 51%. Na semana passada essa taxa chegou a 55%. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em todo o Médio e Alto Vale a ocupação é de 64%.

> Estudo sobre coronavírus quer descobrir por que a morte não dá trégua a Blumenau

Embora essa queda de hospitalizações esteja relacionada à estabilização da pandemia em Blumenau, o geógrafo Eduardo Werneck Ribeiro diz que os especialistas avaliam, também a possiblidade de a redução estar atrelada diretamente ao número de mortes. Na cidade, só em agosto, foram 75 dos 124 óbitos confirmados até agora.

Conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Promoção da Saúde, Blumenau teve um incremento de 71 novos casos de coronavírus, e chegou a uma média móvel de 63,5 novos pacientes diagnosticados por dia — o menor índice desde 23 de junho. O município soma 548 casos ativos e, de todos os 11,6 mil casos, 94,2% são considerados recuperados.

Colunistas