Após batizar em um ritual simbólico a fragata Jerônimo de Albuquerque, embarcação de guerra da Marinha fabricada em Itajaí e lançada nesta sexta-feira (8), a esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Lu Alckmin, recebeu um presente da Marinha. O agrado foi entregue como forma de a segunda-dama recordar o papel de madrinha da embarcação.
Continua depois da publicidade
O presente foi uma garrafa de espumante idêntica à usada por Lu Alckmin para batizar a fragata, quebrando o artefato no casco do navio. O ritual é uma tradição no meio naval para novas embarcações e já havia sido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao batizar a primeira das quatro fragatas em construção em Itajaí, batizada de Tamandaré, em agosto do ano passado.
Veja fotos do evento com Geraldo e Lu Alckmin em Itajaí
A garrafa de espumante da marca Chandon foi protegida em uma caixa transparente e entregue à Lu Alckmin ainda durante o cerimonial. A intenção é de que sirva como recordação à esposa do vice-presidente. Além disso, ela também recebeu uma medalha Mérito Tamandaré, concedida em razão do batismo da fragata pelo comandante da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen. Durante o batismo, Lu Alckmin subiu até a entrada da fragata e atirou a garrafa para estourá-la no casco do navio, com auxílio de uma alavanca.
Em seu discurso, que fechou a cerimônia de lançamento da fragata Jerônimo de Albuquerque, o vice-presidente também agradeceu a escolha da esposa para ser madrinha da embarcação lançada.
Marinha é tradição e gentileza. Assim agradeço em nome da minha família a distinta e honrosa consideração – afirmou.
Continua depois da publicidade
Geraldo Alckmin também foi homenageado e recebeu uma mensagem de Honra ao Mérito do Porto de Itajaí, em razão do apoio ao processo de federalização do porto e à criação da Docas de Itajaí, futura empresa pública que irá gerir as operações do local. A honraria foi assinada pelo superintendente João Paulo Tavares Bastos.
Casal Alckmin em evidência
De perfil discreto, o casal Alckmin tem ganhado mais evidência nos holofotes nos últimos meses. Escolhido como o principal negociador do Brasil com os Estados Unidos para reverter o tarifaço, Alckmin participou na semana passada do programa Mais Você, em uma estratégia para tentar divulgar à população os efeitos práticos da sobretaxa norte-americana. Na ocasião, a apresentadora Ana Maria Braga enviou de presente uma “marmita” de coxinhas para a esposa do vice-presidente, Lu Alckmin, que mais tarde agradeceu nas redes sociais: “Estavam ótimas”.
As fragatas da classe Tamandaré
A Fragata “Jerônimo de Albuquerque” teve o primeiro corte de chapa feito em novembro de 2023. O navio tem 107 metros de comprimento, 3,5 mil toneladas de deslocamento e capacidade para 130 tripulantes. A previsão é de que seja entregue à Marinha do Brasil em janeiro de 2027, ampliando as capacidades operativas da Força Naval. A construção é feita pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, formada pelas empresas thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa e Segurança e Atech, subsidiária da Embraer, em parceria com a Marinha do Brasil.
Segundo a assessoria das empresas responsáveis pela construção, após o lançamento feito nesta sexta-feira, a previsão é de que ocorram os trabalhos de finalização da fragata, com construções internas e de armamentos. A previsão é de que seja entregue à Marinha do Brasil em janeiro de 2027.
Continua depois da publicidade
A fragata Tamandaré, primeira das quatro previstas e lançada em agosto do ano passado, está na fase final e em breve deve ser enviada para testes ao mar. A terceira embarcação, batizada de Cunha Moreira, também já teve a construção iniciada, com a primeira chapa já cortada. A previsão de lançamento é julho de 2026. Por fim, a quarta fragata, chamada de Mariz e Barros, tem início previsto para março de 2026.
As quatro fragatas devem reforçar a frota da Marinha para defesa da costa brasileira, chamada de Amazônia Azul em razão das riquezas e biodiversidade.
Leia também
Batismo de Lu Alckmin e nada de tarifaço: como foi lançamento de “navio de guerra” feito em Itajaí
Vice-presidente Geraldo Alckmin lança “navio de guerra” fabricado em Itajaí
Catarinenses estão na mira de suposta punição por tumulto na Câmara dos Deputados
 
				 
                                     
                            
                                                    

















