Painéis de LED que simulam olhos animados e podem ser instalado no para-brisa de veículos se tornaram virais nas redes sociais. Entretanto, o dispositivo que vem ganhando o coração de diversos internautas pode gerar multa no Brasil.

Continua depois da publicidade

Para os internautas amantes de veículos, as redes sociais não mentem: a trend “Devil’s Eye (“Olhos de Diabo”) está por todos os lugares. Nos vídeos, diversos automóveis aparecem com os dispositivos, que simulam olhos animados e são projetados no para-brisa, transformando caminhões e carros em personagens.

O produto é facilmente encontrado em lojas virtuais e sites especializados. Com preços médios a partir de R$ 60 e instalação simples, a decoração virou uma febre mundial.

O carro histórico que roubou os holofotes em inauguração de ponte em Florianópolis

Vídeos nas redes sociais mostram os modelos decorados e somam diversas curtidas, comentários e compartilhamentos. A febre já chegou no Brasil e despertou interesse nas pessoas.

Continua depois da publicidade

“Eu quero muitoo!! Meu carro tá chorando por um desse”, escreveu uma internauta. “É divertido, tira um pouco da “tensão” do trânsito” relatou um motorista. “Nem tenho carro, mas eu super compraria”, diz outro comentário.

Trend pode gerar multa

O item de decoração peculiar, apesar de acessível, pode gerar multa para o motorista no Brasil. Segundo informações da CNN Brasil,  o motorista pode ser autuado pela autoridade de trânsito se estiver usando os painéis de LED.

Segundo a Resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), órgão responsável por elaborar normas e regulamentos de trânsito, a utilização “de qualquer inscrição, adesivo, legenda ou símbolo pintados ou afixados nas áreas envidraçadas dos veículos indispensáveis à dirigibilidade ” é vedada, ou seja, proibida, no Brasil.

Vai viajar? Veja as regras para levar pets no carro de forma tranquila

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a instalação desses equipamentos proibidos, ou que comprometam a segurança no trânsito, é classificada como infração média, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a regularização.

Continua depois da publicidade

Segundo a CNN Brasil, a fiscalização pode variar de região para região, mas o uso desses acessórios é passível de atuação. A recomendação é evitar esse tipo de “decoração” que, além de ilegal, pode comprometer a segurança no trânsito e provocar acidentes fatais.

Leia mais

Conheça a Amalfi, a nova Ferrari “de entrada” e com cor diferentona

O carro histórico que roubou os holofotes em inauguração de ponte em Florianópolis

Como o aumento de etanol nos combustíveis pode afetar seu bolso e seu carro