Certamente, você já ouviu falar da hérnia de disco. Além disso, alguém próximo, ou até você mesmo já pode ter sofrido com esse problema. Para se ter uma ideia, segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde, 8 em cada 10 pessoas sofrem com esse problema pelo menos uma vez na vida. E ao contrário do que muitos imaginam, jovens também podem ser acometidos pelo quadro.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Mas o que realmente é a hérnia de disco? Se é tão comum, quais os sintomas para ficar atento? Para responder essas e outras perguntas, fizemos esta reportagem com tudo sobre o quadro que gera tanto incômodo na coluna. 

Entenda os problemas com a hérnia de disco

O que é a hérnia de disco?

Primeiramente, precisamos entender como de fato o quadro acontece. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), do Ministério da Saúde, nossa coluna é formada por várias vértebras, e entre elas existe o que são chamados de discos intervertebrais. A princípio, a função dessa estrutura cartilaginosa é evitar o atrito entre as vértebras.

Continua depois da publicidade

Desse modo, conforme o BVS,  esses discos se desgastam com as repetições de movimentos e outros fatores. Assim, os discos acabam saindo de seu lugar ideal e comprimem os nervos da coluna, processo que é a chamado de hérnia.

A causa mais comum disso é a predisposição genética, seguida pelo envelhecimento, sedentarismo, esforço excessivo para carregar peso e outros.

Sintomas da hérnia de disco

De antemão, o espectro de intensidade da hérnia de disco é bem váriado. De acordo com o BVS, esse quadro pode não causar dor, causar dor leve, moderada ou forte, ou até ser incapacitante em casos mais graves. Tudo depende do nível que a lesão se encontra.

Assim, quando a hérnia de disco vem acompanhada de sintomas, os mais comuns são os seguintes:

  • Formigamento (com ou sem dor)
  • Dor na coluna;
  • Dor na coxa;
  • Dor na perna
  • Dor no braço. 

Sendo que muitas vezes, dois ou mais desses sintomas podem aparecer ao mesmo tempo. 

Como o corpo reage à hérnia de disco?

Porém, não são só os sintomas comuns que aparecem quando temos hérnia de disco. De acordo com um artigo publicado na revista Arthritis Research & Therapy, reações inflamatórias podem aparecer tanto durante o quadro da hérnia, quanto em um sinal corporal de que isso está melhorando e a estrutura está regredindo ao longo do tratamento. 

Continua depois da publicidade

Além disso, outro artigo na revista “Jor Spine”, aponta que pelas reações anti inflamatórias fazem com que haja bloqueio do sistema imunológico. Então, o sistema imune do corpo também pode ser afetado de certa forma por isso.

Tratamentos para hérnia de disco 

Por fim, vamos abordar algumas das formas de tratar esse quadro. Segundo o BVS, os casos de hérnia de disco lombar respondem bem ao tratamento considerado conservador. Geralmente isso é feito com anti-inflamatórios, analgésicos, sessões de fisioterapia e repouso. 

Já nos casos de hérnia cervical é onde, habitualmente, se considera a intervenção cirúrgica. Nesse cenário, leva-se em conta a gravidade e a dificuldade de locomoção do paciente com a doença. Entretanto, o Ministério da Saúde indica cirurgia apenas se o tratamento conservador não funcionar.

Leia mais

Veja os melhores remédios para tratar ansiedade

Os sintomas da alergia alimentar e o que há de novos desafios

O que acontece no corpo se você toma remédio para dor de cabeça todo dia

Quer perder gordura? Invista na musculação, diz estudo de Stanford

Destaques do NSC Total