A estudante Millena Xavier, de 17 anos, é a pessoa mais jovem da seleta lista da Forbes Under 30, ranking que destaca jovens empreendedores, criadores e game-changers de até 30 anos que revolucionam os negócios e transformam o mundo. Ela se destacou na categoria Ciência e Educação, por meio da “ONG Prep Olimpíadas”, projeto que estimula e prepara estudantes para a participação em olimpíadas científicas. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Natural de Minas Gerais, a adolescente contou com ajuda do amigo Lucas Tejedor para criar o projeto que já impactou cerca de 60 mil jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa criada por eles usa ferramentas de inteligência artificial (IA) para achar vagas em processos, conteúdos e outros.

Quem são os 35 bilionários de SC no mais novo ranking da Forbes

— Ser uma Forbes Under 30 é um grande marco na minha carreira acadêmica. E não só pelo nome que a premiação carrega, mas também pelo networking que obtive com tal conquista. Acredito que as atividades extracurriculares que desenvolvi me ajudaram não só na questão acadêmica, mas também no meu desenvolvimento pessoal — comentou em entrevista ao g1.

Continua depois da publicidade

ONG Prep Olimpíadas 

De acordo com Millena,  o projeto que lidera foi criado para ajudar estudantes que encontravam empecilhos tanto para estudar para olimpíadas científicas, quanto para se inscrever nelas. Um dos principais objetivos da estudante, para o futuro, é influenciar e ajudar outros jovens no engajamento dos projetos.

— Quero estudar em Stanford, montar a minha própria empresa e ajudar jovens que desejam estudar fora por meio de uma Fundação Social, assim como estão me ajudando atualmente. Espero poder abrir portas para que jovens como eu enxerguem essas oportunidades, que antes eram ocultas.

Coleção de prêmios

Com três ouros nas Olimpíadas Brasileiras de Tecnologia e Informática, Millena acumula 38 premiações em olimpíadas científicas. 

Em 2022, a adolescente foi selecionada para um projeto para meninas na computação, na Universidade de Stanford (EUA). Além disso, na última sexta-feira (2), ela recebeu o prêmio Jovens Visionários da Prudential.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de catarinenses na lista da Forbes Under 30

Leia mais

Empreendedor que vendia cachaça em ponto de ônibus constrói “império” da cachaçaria em Florianópolis

Os cinco jovens catarinenses na lista dos mais influentes do Brasil, segundo a Forbes Under 30

Destaques do NSC Total