Durante um evento no Palácio Itamaraty nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou a “seriedade do momento político”, além de frisar que não gostaria de falar sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocorreu na noite de segunda-feira (4). Lula adicionou, ainda, que medirá cada palavra, dado o cenário. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, Lula falou por alguns minutos no improviso, e depois decidiu ler o discurso que, de acordo com ele, tratava sobre o Brasil.

— Eu acho que hoje é um dia de dar boas notícias. Eu vim para cá comprometido a não perder muito tempo falando da taxação [dos Estados Unidos]. Falar o mínimo possível, porque se não vocês vão [dizer]: “Por que o Lula não falou? Ele tá com medo do [Donald] Trump” e eu não quero que vocês saiam com essa imagem — disse.

Depois, o presidente emendou a fala adereçando a prisão de Jair Bolsonaro.

— E também não quero falar do que aconteceu hoje com o outro cidadão brasileiro que tentou dar um golpe — afirmou.

Continua depois da publicidade

Lula voltou a falar, em outro momento, sobre a taxação de 50% contra o Brasil por parte dos Estados Unidos (EUA). Segundo ele, o presidente americano não tinha direito de anunciar a taxação da forma que fez — com uma carta direcionada a ele que fez menção à Bolsonaro.

Esta foi a primeira declaração pública do presidente Lula após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretar nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. A fala foi feita durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como “Conselhão”, no Palácio Itamaraty.

O que pesa contra Jair Bolsonaro

Evento tratou do reforço à soberania do Brasil e tarifaço

O evento foi marcado por manifestações de reforço à soberania do país e críticas ao tarifaço imposto pelos EUA. Nesta terça-feira, ministros do governo como o das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, falaram sobre a importância de defender o Estado brasileiro.

Continua depois da publicidade

Lula reforçou a mensagem dos ministros. O presidente destacou que o momento é delicado, uma vez que a democracia está sendo atacada.

Além disso, Lula falou sobre a saída do país do Mapa da Fome, o que, segundo ele, mal foi comemorado pela população.

— Pensei que a gente fosse fazer uma festa, mas em função da taxação a gente não fez festa. Mal porcamente saiu um comunicado quando o Brasil saiu do mapa da fome. Quantos países do mundo não gostariam de ter consigo o que nós conseguimos? — justificou.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Por que Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro podem perder mandatos e as diferenças dos casos

Continua depois da publicidade

Ex-prefeita de cidade de SC teria recebido propina no meio da rua, aponta o MP

O que inclui “pacote da paz” proposto por Flávio e oposição após prisão de Bolsonaro