Uma obra em prédio histórico de Joinville recebeu uma doação de R$ 1 milhão de uma construtora da região Sul. A partir disso, a mais antiga entidade cultural privada em funcionamento no Brasil, a Sociedade Harmonia Lyra, ganha uma nova adesão ao projeto de restauro de sua sede, que já dura cerca de cinco anos.
Continua depois da publicidade
A doação foi feita pelo Grupo Plaenge, maior construtora da Região Sul, com operações em nove cidades e há 15 anos em Joinville. O aporte de R$ 1 milhão foi anunciado para a revitalização do imponente empreendimento inaugurado em 1858, berço de grandes momentos que moldaram a sociedade catarinense ao longo de mais de um século e meio.
Prédio tem mais de 160 anos
O presidente da Sociedade Harmonia Lyra, Álvaro Cauduro, agradeceu a Plaenge pelo engajamento no projeto, em andamento há cerca de cinco anos, e que, entre outras frentes, visa resgatar as feições originais do prédio.
— Agradecemos a empresa por se somar ao quadro de apoiadores e patrocinadores que estão viabilizando a recuperação deste patrimônio histórico, cultural e artístico de Santa Catarina — cita Álvaro Cauduro.
Detalhes da aplicação dos valores aportados ainda estão sendo definidos pelas partes. A previsão é de que esse vínculo se estenda pelos próximos dois anos, tanto no financiamento de obras específicas, que não sejam cobertas por leis de incentivo fiscal, quanto na participação em eventos culturais programados.
Continua depois da publicidade
O recurso chega por meio de um instrumento chamado Transferência do Direito de Construir (TDC), aplicado em imóveis tombados, que permite algumas contrapartidas para a empresa interessada no investimento.
O superintendente da Plaenge em Santa Catarina, Maurício Dallagrana, salienta que a ação se insere no escopo das práticas de ESG – ambiental, social e de governança – do grupo, que completou 55 anos em 2025.
— A Plaenge participa de forma positiva em cada localidade onde opera, trabalhando para o desenvolvimento sustentável, promovendo ações que valorizam o meio ambiente urbano, com um conjunto de boas práticas voltadas às comunidades locais, e apoiando instituições que atendem os mais vulneráveis — resume o executivo.
Leia também
Mapeamento das 210 microbacias em Joinville está completo; estudos definem recuos para construções
Continua depois da publicidade
Loja de carros é acusada de golpes e “desaparece” após denúncias em Jaraguá do Sul
O que ex-pastor acusado de traição e esposa foram fazer em delegacia de Joinville





