O valor de refeição (almoço e jantar) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deve passar a custar R$ 5 para estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na instituição. A mudança foi decidida em uma reunião do Conselho Universitário (Consuni), que aprovou unanimemente a Política de Subsídio aos Restaurantes Universitários (RU) da instituição na última quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A gratuidade para os filhos de até 12 anos de alunos regularmente matriculados continua. A exigência é somente que as crianças estejam acompanhados do estudante.
VÍDEO: Menino de 7 anos viraliza ao contar como salvou bebê engasgado em SC
— Estamos muito felizes com a conquista do subsídio, mas, a conquista da gratuidade para os filhos de até 12 anos das estudantes foi um marco na nossa permanência na instituição. O coletivo de mães que tem se reunido e dialogado com diversas instâncias para garantir direitos básicos e formação de qualidade a quem exerce a parentalidade, está vibrante hoje com a votação unânime da nova resolução. Seguimos agora construindo outros meios de permanência e acolhimento parental, acreditando que é possível — diz Jaquelline Monteiro, estudante de Pedagogia da Udesc Faed e integrante do Coletivo de Mães da Udesc.
Continua depois da publicidade
A medida é do programa “RU para todos”, da gestão atual da universidade (2024-2028), que propôs subsidiar, via recursos da Udesc, os restaurantes universitários, a fim de diminuir o preço final pago pelos alunos.
No RU do bairro Itacorubi, em Florianópolis, por exemplo, a redução é de aproximadamente 54% no valor do almoço e da janta. Atualmente, a refeição custa R$ 10,89.
— Hoje, o Consuni foi histórico, pois culminou numa conquista que há muitos anos e gestões de Udesc era esperada pelos estudantes. A implementação da política pública de subsídio universitário é uma das prioridades da gestão atual, e vem conosco desde nossa campanha à reitoria. A permanência estudantil depende dessas ações, sejam elas voltadas à alimentação, quanto para o aluguel, ao transporte, entre tantos itens que auxiliam os estudantes a seguir com tranquilidade a trajetória acadêmica. Assim, podem focar em seus estudos e não nos problemas de subsistência que têm persistido na Udesc e que estamos focando para serem eliminados — pontuou a reitora em exercício, Clerilei Bier, que presidiu a sessão do Conselho.
Veja quais centros terão redução no preço
De acordo com o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Gustavo Pinto de Araújo, o subsídio deve atender oito dos 13 centros de ensino da universidade, uma vez que será implementado nos restaurantes universitários localizados em Florianópolis e Joinville. Além dos dois, o subsídio será aplicado em centros que possuem estrutura para refeições. São eles:
Continua depois da publicidade
- Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Florianópolis;
- Centro de Educação Superior da Região (Ceres), em Laguna;
- Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.
Ainda conforme o pró-reitor, estão sendo estudadas outras formas de implementação para os outros cinco centros da universidade. São eles:
- Centro de Educação Superior do Oeste (Ceo), em Chapecó e Pinhalzinho;
- Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul;
- Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú;
- Centro de Educação Superior do Meio Oeste (Cesmo), em Caçador.
Após os trâmites internos da Secretaria dos Conselhos (Secon), a previsão é de que o novo valor das refeições esteja vigente até o final do mês de setembro, segundo o pró-reitor.
Continua depois da publicidade
O programa “RU para todos” é coordenado pelas pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e de Administração (Proad), que também previu a modernização de ingresso aos restaurantes universitários, por meio do ID Udesc, em ação conjunta com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Professora de SC ganha prêmio nacional com projeto de arte
Aluna de SC vai representar o Brasil em “olimpíada das profissões” na França