nsc
    dc

    Pandemia

    Pacientes de Manaus chegam a SC para tratamento da Covid-19 e são levados a hospitais de Florianópolis

    Jato da Força Aérea chegou por volta das 2h30min da madrugada na Capital

    31/01/2021 - 07h27 - Atualizada em: 31/01/2021 - 11h40

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Jato da FAB chegou de madrugada na Base Aérea.
    Jato da FAB chegou de madrugada na Base Aérea.
    (Foto: )

    Chegaram na madrugada deste domingo (31) em Santa Catarina 11 pacientes com Covid-19 que vieram de Manaus (AM), cidade que vive o colapso no sistema de saúde. Eles continuarão o tratamento para o coronavírus em hospitais de Florianópolis, depois de o governo do Estado oferecer leitos para amenizar o cenário de terror vivido no Norte do país.

    > Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como entrar nos grupos dos jornais do NSC Total

    O jato da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Manaus às 20h15min e depois de mais de seis horas de viagem chegou por volta das 2h30min na Base Aérea. Havia 11 ambulâncias esperando os doentes. Todos os pacientes foram encaminhados aos hospitais Nereu Ramos (8) e Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (3), ambos na Capital.

    Conforme o governo de Santa Catarina, sete pacientes são homens e quatro são mulheres. Eles têm entre 33 e 55 anos e, neste momento, não precisam de tratamento intensivo. Para recebê-los, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou um protocolo de segurança para todos os profissionais envolvidos na operação, que envolve, principalmente, testagem.

    A ação faz parte de uma operação que está sendo coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, SES e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).

    SC tem 73,9% de ocupação em UTIs

    Neste sábado, a Secretaria de Estado de Saúde de SC divulgou 73,9% de ocupação em leitos públicos de terapia intensiva (UTI). No painel de leitos UTI em SC, o Hospital Universitário aparecia com lotação de 85,19% às 22h deste sábado, e apenas quatro vagas disponíveis.

    Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    Procurada pelo Diário Catarinense, a assessoria do hospital garantiu que todos os protocolos de biossegurança serão seguidos e os atendimentos locais não serão afetados.

    >Vacina da Janssen, testada em SC, apresenta eficácia de 66% contra a Covid

    No mesmo horário, o painel do Estado divulgava apenas cinco vagas abertas no Hospital de Florianópolis (83,33%) e outras cinco no Hospital Governador Celso Ramos (83,14% ). O Nereu Ramos tinha sete leitos abertos (53,33% de ocupação). O governo catarinense ainda não esclareceu para qual estabelecimento de saúde os enfermos serão encaminhados.

    Balanço estadual

    O balanço estadual deste sábado (30) confirmou 2.512 novos casos confirmados da doença e 27 novos óbitos. No acumulado, 575.616 infectados desde o início da pandemia e 6.325 mortes por complicações da doença.

    Leia também

    Joinville cancela programação do Carnaval 2021

    > SC tem fiscalização preventiva contra “fura-filas” da vacina do coronavírus, garante MP

    Tríplice viral: O que já se sabe sobre o estudo que avalia o impacto na Covid-19

    Colunistas