nsc
dc

Saúde

SC começa a receber pacientes de Manaus para tratamento contra Covid-19

Doentes de Manaus com covid-19 serão acomodados em hospitais de Florianópolis

30/01/2021 - 20h45 - Atualizada em: 30/01/2021 - 21h25

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Pacientes de Manaus serão acomodados em hospitais de Florianópolis
Ao menos dois hospitais da Capital devem ser utilizados para acomodar os manauenses
(Foto: )

Pacientes de Manaus com coronavírus vão chegar em Santa Catarina na madrugada deste domingo (31) para receberem tratamento contra a doença nos hospitais de Florianópolis. A informação foi confirmada pelo governo do Estado, que não especificou o número de doentes esperados até o fechamento deste texto, nem o horário previsto para o desembarque.

> Caos da Covid-19 em Manaus é o resumo de um Brasil doente

Do grupo que foi preparado para o voo de transferência, ao menos três pessoas serão hospitalizadas no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU), confirmou a assessoria do estabelecimento. Por lá, os pacientes ficarão isolados na estrutura Covid-19 que foi montada pelo HU-UFSC desde o início da pandemia. Os demais serão tranferidos para outro hospital do Estado, também na Capital.

A chegada dos infectados ao estado catarinense ocorre após Manaus enfrentar um verdadeiro colapso na saúde, com superlotação hospitalar e falta de insumos básicos para o tratamento com oxigênio. 

> Covid em Manaus prova que é inaceitável permitir contaminação sem limite

A ação, faz parte de uma operação que está sendo coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).

SC tem 73,9% de ocupação em UTIs

Neste sábado, a Secretaria de Estado de Saúde de SC divulgou 73,9% de ocupação em leitos públicos de terapia intensiva (UTI). No painel de leitos UTI em SC, o Hospital Universitário aparecia com lotação de 85,19% às 22h deste sábado, e apenas quatro vagas disponíveis. 

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Procurada pelo Diário Catarinense, a assessoria do hospital garantiu que todos os protocolos de biossegurança serão seguidos e os atendimentos locais não serão afetados.

>Vacina da Janssen, testada em SC, apresenta eficácia de 66% contra a Covid

No mesmo horário, o painel do Estado divulgava apenas cinco vagas abertas no Hospital de Florianópolis (83,33%) e outras cinco no Hospital Governador Celso Ramos (83,14% ). O Nereu Ramos tinha sete leitos abertos (53,33% de ocupação). O governo catarinense ainda não esclareceu para qual estabelecimento de saúde os enfermos serão encaminhados.

Balanço estadual

O balanço estadual deste sábado (30) confirmou 2.512 novos casos confirmados da doença e 27 novos óbitos. No acumulado, 575.616 infectados desde o início da pandemia e 6.325 mortes por complicações da doença. 

Leia também

Joinville cancela programação do Carnaval 2021

> SC tem fiscalização preventiva contra “fura-filas” da vacina do coronavírus, garante MP

Tríplice viral: O que já se sabe sobre o estudo que avalia o impacto na Covid-19

Colunistas