A Mercadoteca Floripa, um dos mercados gastronômicos pioneiros em Santa Catarina, se mantém firme no propósito de oferecer uma seleção criteriosa e diversificada de produtos e serviços de alta qualidade a um preço justo. Diversificando a oferta e democratizando o acesso à boa comida.
Continua depois da publicidade
O espaço foi inspirado em mercados de gastronomia internacionais, espaços acolhedores que unem lounges, pátio de convivência e que reúnem serviços de alimentação e bebida que priorizam fornecedores e matérias-primas locais e oferecem produtos com padrão de excelência e atendimento personalizado.
> Passeio de Verão: Agenda cultural vai agitar o mês de fevereiro
Tudo isso para ser um espaço de experiências únicas tanto para quem busca praticidade em meio à correria do dia a dia quanto para quem quer aproveitar momentos de descanso e lazer entre amigos ou com a família.
Criatividade e inovação também são importantes conceitos que regem o lugar, a começar pela localização – na SC-401, polo criativo e tecnológico de Floripa, que reúne centenas de startups e incubadoras, que fazem da capital catarinense referência internacional no setor.
Continua depois da publicidade
E quando o assunto é gastronomia e inovação, não é de hoje que Florianópolis se destaca. A cidade foi a primeira no Brasil a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, como Cidade Criativa da Gastronomia. Essa classificação é um reconhecimento e um incentivo para a promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de investimentos em qualificação de recursos humanos e de parcerias entre local e global.
Sabores dos quatro cantos do mundo em um único espaço
Unir local e global é, também, um dos diferenciais da Mercadoteca Floripa. As 10 lojas do local trazem sabores de diversas partes do mundo em pratos que mesclam ingredientes nacionais e importados, elaborados e preparados, em sua maioria, por brasileiros.
> SC tem as melhores praias do Brasil?
Assim, em um único espaço, é possível almoçar no Guaquito e desfrutar pratos que misturam gastronomia mexicana clássica com fortes traços da culinária contemporânea; provar um dos cortes nobres do Vacuno, assados na brasa à moda argentina ou uruguaia; se deliciar com os frios, as saladas, bruschettas sanduíches do Savas Armazém, acompanhados dos drinks da casa; ou, ainda, escolher entre pratos à base de carne suína uma tradicional feijoada no Oink Bar.
Tudo isso pode ser finalizado com o sabor do autêntico sorvete italiano e de um espresso tirado com perfeição na Gelato Di Panna, considerado o melhor sorvete de Florianópolis pelo site Tripadvisor.
Continua depois da publicidade
Quem quiser viajar por sabores e aromas orientais pode, na Mercadoteca Floripa, escolher entre os temperos árabes do falafel, das esfihas, pastas e quibes do Bread Pide; a explosão de sabores da culinária tailandesa, no Bangkok, com seus camarões empanados, pad thais e o clássico polvo grelhado ao molho de laranja; ou explorar a diversidade da comida de rua asiática com guioza, bã, karaage, fried rice e yakisoba do Karabã Asian Street Food.
Num happy hour descontraído ou para brindar a um momento especial, pode-se escolher entre as 20 torneiras de cervejas artesanais do Liffey Tap Room ou curtir as opções do The Wine Pub.
Gastronomia e cultura
A comida é um elemento fundamental na construção de identidades. Muitas vezes, um gosto, uma textura ou um cheiro nos trazem memórias de tempos ou lugares que foram importantes, remontam experiências únicas que vão desde a casa da avó, em um almoço de domingo, até a última viagem.
> Conexão Verão chega com música boa e dicas você para aproveitar o melhor da temporada em SC
Comer é uma forma de pertencer a um lugar, a um povo, a uma cultura. Por isso, muitos pratos, ingredientes e modos de preparo são considerados patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, como é o caso da gastronomia mexicana, da indiana e de algumas receitas brasileiras, como a feijoada e o acarajé.
Continua depois da publicidade
Com os avanços tecnológicos, e o aumento da velocidade com que as mudanças nos chegam e do modo como consumimos as informações, nossa maneira de vivenciar a gastronomia – que, por sua vez, também é influenciada pela globalização – foi alterada. E isso interfere na maneira como nos alimentamos. Hoje, esperamos de um alimento mais que a nutrição do corpo, queremos que nos represente social e culturalmente, que se alinhe ao nosso modo de vida, aos nossos propósitos, pois comer é, também, uma função social.
Nesse sentido, a Mercadoteca Floripa une a riqueza da gastronomia internacional e nacional em um espaço criativo, moderno e acolhedor, que é um convite aos encontros, ao fortalecimento dos laços sociais e a experiências inesquecíveis.
A Mercadoteca Floripa está localizada no Passeio Primavera, SC-401, km 4, nº 4150, Saco Grande, Florianópolis/SC.
Acesse o site, Instagram ou Facebook da Mercadoteca Floripa.
Leia também
Calor e saúde: saiba como se prevenir das doenças típicas da estação
Continua depois da publicidade