A Paróquia São João Batista, de Irani, no Oeste de Santa Catarina, recebeu, na última semana, uma relíquia de São Carlo Acutis, jovem italiano canonizado no último dia 7 de setembro em missa celebrada no Vaticano. Ele é reconhecido como o primeiro da chamada geração millennial (nascidos entre 1981 e 1996) e também o primeiro canonizado pelo papa Leão XIV, eleito em maio após a sucessão de Francisco.

Continua depois da publicidade

Uma comitiva da paróquia viajou até Assis, na Itália, onde recebeu oficialmente fios de cabelo de Carlo Acutis. O grupo foi liderado pelo pároco Gilberto Boçon, que participou da celebração de canonização e destacou a importância do gesto para a comunidade. O retorno da delegação ao Brasil aconteceu neste fim de semana.

Quem foi Carlo Acutis e por que ele virou santo conhecido como “padroeiro da internet”

Devoção crescente em Irani

A devoção ao jovem santo começou na paróquia a partir da construção de uma pequena capela dedicada às crianças da catequese. A escolha do padroeiro se deu por sua ligação com a juventude.

“É um santo que morreu aos 15 anos de idade, que cuidou muito dos jovens também durante a sua vida e procurou aproximá-los de Deus”, destacou o padre Gilberto, por meio das redes sociais da Paróquia.

Continua depois da publicidade

Em Irani, uma capela foi preparada em homenagem ao novo santo dentro do salão paroquial, em frente às salas de catequese. Nos dias que antecederam a canonização, os fiéis participaram de uma novena especial dedicada a Acutis.

A relíquia ficará exposta diariamente na Igreja Matriz e, no dia 20 de setembro, às 19h, será oficialmente entronizada e abençoada durante missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Mario. Antes disso, no dia 14 de setembro, às 9h, a apresentação das relíquias ocorrerá no Cinquentenário da Diocese, em Erval Velho, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Quem foi Carlo Acutis?

Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, e falecido em 12 de outubro de 2006, em Monza (Itália), vítima de leucemia fulminante, Carlo Acutis ganhou notoriedade como o “padroeiro da internet”. Utilizava seus conhecimentos de informática para evangelizar e criou um site que reunia informações sobre milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja.

Desde a infância, Carlo demonstrava intensa devoção. Participava diariamente da missa, rezava o terço e se dedicava a ajudar pobres e marginalizados. Sua vida simples, mas profundamente voltada à fé, inspirou milhões de jovens ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade

Foi beatificado em 2020, em Assis, cidade onde está sepultado, e canonizado em 2025 após o reconhecimento de dois milagres: Brasil (2010): cura de uma criança em Campo Grande/MS que sofria de malformação grave no pâncreas; e Costa Rica (2022): recuperação inexplicável de uma jovem após um acidente grave.

Símbolo para a juventude

Para o padre Gilberto, receber a relíquia em Irani é motivo de grande emoção. “Recebemos alguns fios de cabelo de São Carlo Acutis, que já estão conosco. Vamos entronizar oficialmente as relíquias na igreja, onde permanecerão para veneração de todos os fiéis que quiserem rezar e pedir sua intercessão”, afirmou.

A chegada da relíquia marca um momento histórico para a comunidade católica de Irani, reforçando a fé e despertando devoção entre crianças, jovens e adultos.

Leia mais

Criança é encontrada sozinha em casa após pai ser preso por tráfico no Oeste de SC

Aos 102 anos, idosa preserva a história da colonização de município do Oeste de SC